quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Gasoduto

Em 1986, foram descobertas pela Petrobras as primeiras jazidas comerciais de petróleo e gás natural da região do Urucu. A província Petroléfera do Urucu se estende por diferentes campos num percurso de aproximadamento 25o Km2.

Não demorou muito tempo entre a descoberta e sua exploração. No começo o gás e o petróleo saiam de balsa da reserva do Arara, no Urucu e ia até o Solimões, na entrada do lago de Coari, onde despejavam suas cargas em navios apropriados para fazerem o transporte até Manaus.

Dez anos depois do achado construiu-se o gasoduto do Urucu até a cidade de Coari. Nesse período a terra do gás e do petróleo foi atingida de diversos desafios negativos. Foram dois anos de muita agitação, assim como aumentou a circulação de dinheiro, também aumentaram os desafios sociais.

As empresas prestadoras de serviço a Petrobras, que faziam grande parte da obra, tinham como sua mão-de-obra quase toda masculina e isso influenciou profundamente na vida da pacata Coari, que deixou desde esse tempo de ser uma cidade calma para abrigar um mundo de gente/homens de diversas partes do Brasil que vinham em busca do dinheiro provindo do ouro negro.

O município não estava preparado, tanto para trabalhar nos serviços que eram necessários, como para viver aquela nova experiência em sua história. Da mão-de-obra, o que sobrava foram os serviços mais braçais. Como não havia outro jeito e era uma única oportunidade de trabalho, os coarienses tiveram que encarar e fazer o trabalho mais básico, mais pesado.

Essa foi a primeira parte de uma novela vivida numa cidade no centro do Estado do Amazonas, capítulo que deixou uma marca tão profunda que até hoje levamos conosco profundas feridas e que parece que vai findar sendo uma ferida mal cicratizada.

Desde deste tempo a prostituição infantil, infanto juvenil e adulta tem avançado enormemente sobre todas as classes socias, a gravidez precoce, a desetruturação familiar, entre outros problemas.

Amanhã Lula vai inaugurar o gasoduto e abre mais um capítulo dessa novela!

Um comentário:

Anônimo disse...

será que o prefeito de Coari foi convidado para tal, mas por que o Lula não em Coari inaugurar o gasodulto