terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Literatura na Floresta

O FLIFLORESTA, um festival que terá como referência a literatura, discussões e debates sobre o meio ambiente, com ênfase na defesa da Amazônia e também na formação e conscientização de novos leitores.

O FLIFLORESTA é uma realização do INVC- Instituto Nacional Valer de Cultura, CALL- Câmara Amazonense do Livro, Leitura e Parceiros, sob a coordenação de um grupo de intelectuais e profissionais liberais, unidos pelo compromisso com a promoção do livro, o estímulo à leitura e a valorização dos escritores amazonenses.

Tem como meta, promover o intercâmbio entre os artistas da palavra da Amazônia e do Brasil, enriquecendo os debates com autores estrangeiros e favorecendo um diálogo crítico e construtivo.



Com o apoio da Prefeitura de Parintins, aconteceu na "Ilha" de 26 a 28 de novembro o Flifloresta 2009, onde escritores e artistas se dividiram em palestras, debates, exposições e apresentações musicais que aconteceram na cidade.

Esta nova edição do Flifloresta leva ao interior do Amazonas o contato com obras e autores da Amazônia e do Brasil.

Ao mesmo tempo em que tem como referência a literatura, o Flifloresta patrocinará discussões e debates sobre questões relativas à leitura e a formação de leitores.

************************
Como resultado concreto vai ficar uma biblioteca pública, local por excelência para leitura.

************************
Após o carnaval deste ano falei com a secretaria de cultura do município, pedindo que ela falasse com o prefeito, para irem juntos ao secretarioa de cultura do Estado com o obejtivo de fazer em Coari uma extenção da Feira Internacional de Literatura... Fizeram ouvidos de mercador!

Um comentário:

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Parabéns Padre Zezinho em trazer assuntos importantes para a cultura coariense que estão sendo conquistados por outros municípios do Estado do Amazonas, dentre eles, O FLIFLORESTA - FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DA FLORESTA.

Padre Zezinho, como religioso e profundo conhecedor da história mundial, aqui mais uma vez digo que o BLOG PROVÍNCIA DE MACHIPARO é o melhor blog, que me desculpe os outros, em conteúdo literário amazonense.

Ler esse BLOG me espiritualizo, pois os outros quando leio as matérias, na sua grande maioria, tem me deixado brutalizado com conteúdo mentirosos e sem fundamento jornalístico ou cientifico.

Padre Zezinho é muito bom ver o grande escritor brasileiro Márcio de Souza e outras feras da literatura conversando com a comunidade de Parintins/AM e esses tipos de evento poderia ser na Terra do Gás Natural. Portanto, fico triste com o último parágrafo quando diz:

“Após o carnaval deste ano falei com a secretaria de cultura do município, pedindo que ela falasse com o prefeito, para irem juntos ao secretarioa de cultura do Estado com o obejtivo de fazer em Coari uma extenção da Feira Internacional de Literatura... Fizeram ouvidos de mercador!”.

Padre Zezinho, pergunto essa Feira Internacional de Literatura é anual?

Se for anual,o Professor ALVES de Coari/AM como pessoa física, vou solicitar verbalmente ao atual Secretário Municipal de Cultura de Coari/AM uma reunião com Sua Reverendíssima para tratar desse assunto e introduzir no calendário cultural do Município de Coari/AM O FLIFLORESTA - FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DA FLORESTA.