quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Caminho dos blogs

Os blogs desde que nasceram se espalharam pela internet como uma das mais democráticas ferramentas da rede. Local de livre expressão de idéias e das mais diversas realidades. Qualquer um com um computador conectado pode dizer o que quiser de onde estiver.

Pela facilidade de ser criado e mantido; além do custo praticamente zero, a blogesfera cresce a cada dia, poderemos comparar o seu crescimento a uma bola de neve descendo ladeira. Nascem aos milhares por dia e em toda parte do globo. E não há modos de frear esse crescimento.

Através deles as realidades são mostradas para além dos meios de comunicação da mídia mais tradicional. O que acontece num determinado ponto do planeta pode ser expresso por pontos de vistas diferentes. A mesma coisa acontece com um produto, o consumidor gerando uma cadeia de informações pela rede poderá determinar a vida ou a morte dele.

Nascidos dentro de um contexto de inspiração ou de empolgação, muitos morrem por asfixia, ou pela falta de inspiração ou porque acabou a empolgação. Poucos são os que nascem dentro dum processo elaborado, pensado, remoído e planejado; esses duram mais.

Fomos testemunhas do nascimento de uma chuva de blogs na terra do gás e do petróleo, todos nascido na empolgação e pegando carona das notícias estampadas nas páginas dos jornais da capital, na TV e na internet de fora. Nascidos como uma bandeira fincada num chão de areia. Passado esse tempo, eles também se foram, levados pelos ventos de outras notícias, de outros locais que os meios de comunicação estampavam.

Poucos foram os que ficaram e vivem a tentação de ficar tocando uma única música de uma nota só, é grande, a das mazelas políticas, politiqueiras e a vida das pessoas; mexericos da Candinha, como canta o rei Roberto Carlos.

São muitas as realidades que podem ser mostradas na terra do gás e do petróleo; infelizmente as vezes estamos preocupados com acessos e optamos pela via que o povo gosta, que o povo quer, caímos na armadilha do sensacionalismo. Sendo esse o caminho que menos ajuda aos navegantes que aportam no porto de nossos blogs a fazerem um caminho que ajudaria no seu crescimento cultural.

Os caminhos estão aí para serem descobertos, porém, navegar por eles, encontrá-los é o nós da questão, uma vez que aqui se navega em alto mar, onde só se vê água e céu. Faltam navegadores para guiar novos blogs e encontrar os caminhos, novos caminhos!

Um comentário:

Professor ALVES de Coari/AM disse...

A Internet, no meu ponto de vista, faz um bem à humanidade.

Padre Zezinho, Sua Santidade, tem razão da importância dos blogs na vida comunitária,isso é maravilhoso, e observe que estou escrevendo para os habitantes do Universo ler:

Nós Podemos Mudar Pra Melhor!

Não adianta ficar brigando a toa, pois o rio Solimões não caminha para o Oceano Atlântico diretamente, basta observar as suas curvas.

Portanto, nesse país como a maioria da população vive na linha de pobreza, os políticos, às vezes até bem intencionados, não alcançam o poder sozinho e para alcançar o objetivo de ganhar uma eleição, pego o que disse o Presidente Lula e trago a nossa realidade:

- Se Jesus Cristo viesse a se candidatar a prefeito de Coari/AM teria que fazer acordo com Judas Escariotes.

Essa é a realidade nua e crua e isso é regra. Para melhor dizer, basta olhar o primeiro escalão do nosso governo que quase não houve mudança. E o Evangelho de Jesus Cristo condena consertar roupa nova com pano velho, eis a questão.

Aqui faço uma crítica construtiva, no meu ponto de vista:

- Viemos de quase 9 anos de um governo desastrado, no período de 1º de janeiro de 2001 a 16 de outubro de 2009, pelo então Trio Demolidor e Destruido Adail/Rodrigo/ Emídio, por isso é essa turbolência, e nesse momento estamos em transição e espantando os demônios demolidores e destruidores dessa terra.

Aqui faço um observação: O governo do Prefeito Arnaldo Mitouso e do Vice - Prefeito Railson Torres poderá ser o governo da mudança sim, mais para isso, temos que cobrar de forma organizada e incentivar o governo só consertar roupa nova com pano novo.

Daí vejo como é maravilhoso um anônimo, como EU, escrevendo os problemas da comunidade em que resido e expressar seus sentimento na Rede Mundial de Informação a todo os habitante do Universo.

Por outro lado, na empolgação, poderia ter feito um BLOG, mais prefiro escrever nos blogs existentes em Coari/AM e em Manaus/AM de minha preferência:

1º. Província de Machiparo que é o mais intelectual de todos;

2º. Universo Coari que é o mais democrático de todos;

3º. Crônicas de Coari que tem um ótimo conteúdo;

4º. Em Destaque que traz muita informação do governo;

5º. Blog do Holanda de Manuas/AM;

6º. Blog da Floresta de Manaus/AM.

Um abraço!