quarta-feira, 12 de maio de 2010

Armadilha de Pombos

Li em algum lugar a história de caçadores de pombos que utilizam uma armadilha no mínimo interessante. São pombais com toda estrutura para facilitar a vida desses animais quando estão dentro delas.

A estratégia funciona da seguinte maneira: são pombais construídos para o bem viver dos pombos e com comida em abundância. Eles entram nas armadilhas, ficam e comem à vontade. Vão ficando. Sente-se livres para comer e sair quando querem.

A chave da armadilha está na entrada dela. Ela é feita de uma forma para os pombos entrarem quando magro, entra justamente. Come, sai e volta. Como a armadilha é feita para se sentirem livres, os pombos vão ficando e comendo. Entre duas e quatro vezes, fica mais tempo e depois mais de um dia.

Com dois dias dentro da armadilha, tranquilo e comendo, engorda; quer sair, não consegue; a entrada foi feita para seu estado quando magro, engordou, ficou preso e preso tem dono; tendo dono já não voará como quiser, perdeu a liberdade e a vida.

Essa história é uma metáfora para nossa vida. Batalhamos por uma estrutura de bem estar, de conforto e quando conseguimos, nos acomodamos; perdemos a liberdade e a vida por este estado. Engolhimos sapos, deixamos de lado nossos valores, parece que nada mais conta, a não ser esse modo de viver. Conforto e vida boa, até engordamos.

Tenho assistido esse filme em Coari.

Convivi com gente que quando fora de um ou outro grupo que assumiu poder na terra do gás e do petróleo, era cheio de verdades, contestadores dos atos definidos como destruidores dos valores humanos; depois dentro da estrutura com poder e dinheiro, mudou.

Agora com o bem estar, todo o conforto proporcionado pelo dinheiro ganho, nada mais importa a não ser, está bem.

Preso nas armadilhas do bem estar, só pensa nisso e não consegue vê outros caminhos de vida e quem se intrometer em seu caminho, simplesmente será eliminado.

Preso nessa armadilha, como os pombos, perderam a liberdade de sua essência, a dos pombos a de voar, a do ser humano os valores que o fazem ser cada dia mais e mais humano!

Nenhum comentário: