sábado, 29 de maio de 2010

Educação na sela do moto e na boca da urna!

No post anterior disse que o voto consciente não é questão de educação escolar e sim de educação de valores. Cada vez me convenço mais que a escola mesmo levantando a bandeira de formar para a cidadania, está longe de atingir esse objetivo.

Sei que são muitos os professores que levam sua profissão com muita seriedade, por isso se dedicam, gastando tempo e energia para ajudar seus alunos a fazerem um caminho de aprendizado; porém uma boa parte deles não está muito preocupada se seus alunos estão aprendendo ou não.

Mais para além da saula de aula, boa parte dos envolvidos com a educação, alunos e professores, não se percebe a educação para a cidadania acontecer de forma concreta; quando dela se faz necessidade. E Coari não é um caso isolado, a educação para a cidadania está falida em todo o Brasil.

Não é por acaso que o país é o campeão de analfabetos funcionais, até mesmo no meio universitário, são 30% dos universitários do Brasil que estão dentro da categoria dos analfabetos funcionais. Isto é, lêem um texto e não entendem o que leram.

Mais não ter condições de ler um texto e nem conseguir fazer uma leitura crítica da realidade para além do sentimentalismo é só uma parte do porque uma professor, uma pessoa formada com ensino médio ou superior completo vota somente pelos seus interesses na terra do gás e do petróleo.

Na terra do gás e do petróleo, os jovens que terminam seus estudos não conseguem vê concretamente esperanças de futuro, trabalhar onde? O que sobra é puxar-saco e está do lado de seja quem for, como seu candidato a qualquer cargo, vereador ou prefeito, desde que desse acordo saia um "ganho" para o ex-aluno.

Assim, segue a terra do gás e do petróleo com políticos que não costrõem estruturas capazes de corresponder aos sonhos dos jovens que terminam seus estudos. É uma estrutura viciada para deixar as pessoas sempres ligadas eleitoralmente a eles; sem condições de tomar nas mãos a sua própria história, mesmo quando possivelmente teria habilidades para tal empreitada; o jeito é trocar ou vender o voto por um "emprego" ou outro meio de vida!

Não é por acaso que uma boa parte das pessoas que terminam o ensino médio, não encontrando trabalho ou emprego, vão ser motoqueiros, o único "trabalho" que sobra para ganhar a vida em Coari. Já são mais ou menos dois mil na cidade e nada muda, esse número só tende a crescer e num futuro breve, teremos motoqueiros com faculdade.

É só esperar para ver; porque não são todos os que tem a cara de pau de venderem seus votos!

5 comentários:

Anônimo disse...

com a faculdade acredito que melhorara a qualidade do serviço de mototaxistas, apesar que em outras area em coari a exemplo dos professores que possui nivel superior de televisão, regrediram, o municipio so retroagem. ENTÃO PRA QUER ESTUDAR, PRA QUE TER NIVEL SUPERIOR? FAZER O QUE COM O NIVEL SUPERIOR?

Anônimo disse...

Assaltaram a gramática
Assassinaram a lógica
Meteram poesia, na bagunça do dia-a-dia
Sequestraram a fonética
Violentaram a métrica

Meteram poesia onde devia e não devia
Lá vem o poeta com sua coroa de louro
Agrião, pimentão, boldo
O poeta é a pimenta do planeta
(Malagueta!)

Anônimo disse...

PADRE por favor, faça alguma coisa, ja são 100 milhoes, nestes oito meses do seu candidato Arnaldo Mitouso e Railson Torres, e Coari, esta o HAITI, o HAITI é aqui. nos ajude!!

Raimunda Cristina disse...

Oi padre, concordo com vc quando fala do esfoço dos professores e fico muito feliz que reconhecer que nesta classe existe educadores que gastam suas energias, porém esqueceu de colocar que além de energia gastam também seu pequeno salário para poder administrar uma boa aula e ajudar seu aluno não so a ler e escrever e sim ensina-los a ver a vida de outra maneira. Padre atualmente estou trabalhando com uma turma de ciclo(ensino fundamental) nunca havia trabalhado com essa modalidade sempre trabalhei no ensino médio, confeso que as vezes me sinto perdida, mais em contra partida me sinto feliz, sabe porque? porque são crianças de 6 anos e que estão começando a forma sua personalidade, por isso ainda não estão com seu carater contaminado, sei que estas crianças não tem noção do que acontece ao seu redor, mais sei tambem que se eu enquanto educadora transmitir algo certo e correto atraves do meu traballho em sala de aula, mostrando, falando , explicando o que é certo ou não, concerteza serão crianças que estarão menos espostar em aprender as coisas incorreta, nos professores somos capaz de ajudar-los a ver o mundo de uma nameira, mais infelizmente existe aqueles educadores que estão contaminados pela bacteria (vorax) so querem saber de contaminar. O meu lindo municipio ja não é mais aquele que quando eramos crianças tomavamos banho no igarape do espirito santo, ai! que saudade que tempo maravilhos,não existia esses politicos cara de pau de atualmente, os politicos do nosso tempo ate podia não ter noção de administraçao, mais tinham noção de CARATER,de DIGNIDADE e de HONESTIDADE, sabe Francisco, as vezes fico com vergonha dos fatos que ocerrem em Coari, parece uma brincadeira de cão e gato, as os politicos perderao suas dignidades, as pessoas so se enteresão pelo seus intereses particulares, ninguem ver mais as familias indo a igreja como nos iamos com nossas familias ao domingo, o que se ver com freguencia são familias se destroindo por varios motivos e um deles é por causa da politica suja do municipio, que vergonha. ja não sei mais o que prego para meus filhos, sempre preocuro conversa com eles que ja são adolescentes para que os mesmo percebam o que é bom e o que não é, mais olha a terra do gás e do petróleo infelismente tá se apagando, as coisas ja não iam muito bem com a administração passada e agora com atual foi que as coisa ficarão bem pior.

COARIENSE ARREPENDIDO disse...

AJUDA PELO AMOR DE DEEEEEEEEUSSSS!
O ARNALDO ESTÁ ACABANDO COM COARI.
AJUDA PELO AMOR DE DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUSSSSSSSS.