sexta-feira, 28 de maio de 2010

Eis o que somos!

Muito se fala numa mudança para melhorar a terra do gás e do petróleo; onde tenhamos água, esgotos, energia, educação e saúde de qualidade, além disso projetos sociais capazes de gerar e distribuir rendas, para a melhoria da qualidade de vida de todos. Mais fazemos muito pouco para isso.

O fazer aqui está ligado, principalmente do modo como pensamos e assumimos responsabilidades em prol do bem comum. E poucos são os que fazem a diferença, pensando no bem de todos. Geralmente estamos pensando somente no "nós", como "eu".

E o lado mais mais visível do nosso egoísmo é mostrado no modo de nos comportarmos como eleitores e enquanto candidato a um cargo. Votamos e nos candidatamos pensando em nossos interesses. Falta patriotismo e amor verdadeiro por Coari.

E nesse sentido não vejo quase nenhuma luz no fim do túnel.

Vejamos os tipos de eleitores que somos:

1. Eleitor necessitado - são a grande maioria da população coariense, carregam consigo uma pobreza institucional e histórica. São beneficiados por projetos sociais de dar e dar; justamente para "permanecerem pobres" e votarem nos que administram esses projetos como se fossem seus.

Além dos projetos oficiais do governo, são mantidos de migalhas, em suas necessidas urgentes e básicas por pessoas ou grupos, numa negociata de votos. É a campanha eleitoral permanente.

Não lhes são oferecidas oportunidades para terem com seu próprio suor o pão de cada dia e mais para buscarem os seus sonhos. "deus" quer assim e assim que devem ficar.

2. Eleitor vaidoso - geralmente não são necessitados; mais por vaidade vendem e comprometem seus votos: para trocarem de celular, viajar, ter sempre roupas de moda ou as vezes, depende do caso até comprar uma "moto" nova.

São os mais vazios, não tem sonhos e nem desejam ter!

3. Eleitor ambicioso - esses não são muitos, mais são os que mais contam no número de votos. Tudo fazem pela sua ambição. Geralmente são compradores e vendedores de votos. Vendem os votos da família; seduzem os amigos, conhecidos, fiéis e outros mais para votarem em seus candidatos e sabem o quanto estão ganhando nessa jogada.

Não estão somente interessados em dinheiro, querem principalmente influências e cargos para preencher o alto nível de vaidade. Querem ser da assim chamada "alta sociedade" e está em eventos onde aparecerem.

Mentem, inventam e roubam a todos, seja amigos, conhecidos, da família os que os amam e os que os criam. Falam e fazem o mal a quem parecer a eles como "pedra no caminho"; eliminam com todas as armas quem vai contra "seus ideais", sua ambição.

Para isso deixam para trás seus ideais, valores e vendem suas consciência, dignidade, alma e coração, Deus e o diabo para conseguirem seguir a ordem de sua ambição. Não se importam com o bem estar de ninguém, a não ser o seu. Não querem saber da miséria e da fome dos outros, ele estando bem é o que conta.

Geralmente compram os votos dos eleitores necesitados e dos eleitores vaidosos. São os mais perigosos - são vorax!

4. eleitores conscientes - esses são pouquissímos na terra do gás e do petróleo e aqui não se trata de serem ou não "educados" em escolas; se trata de uma questão de valores. Quase metade deles são analfabetos de pai e mãe, nem sabem ler; mais foram educados por pai e mãe com os valores humanos. Coisa tão rara na nossa terra.

E os candidatos, que tipos nós temos. Apenas um - Interesseiros - Só são preocupados com os seus interesses e de seus grupos!

Por isso tenho certeza que nunca irei vê uma Coari melhor!

3 comentários:

CIDADÃO CONSCIENTE disse...

Padre, o sr. poderia nos informar, se possível, em qual desses tipos de eleitores o sr. se encaixa, ou se identifica, por favor ???
seja sicero consigo mesmo. Desde já estamos no aguardo de uma resposta convincente de sua parte.
abraços !!!

Anônimo disse...

entao é melhor ir embora de Coari.

Anônimo disse...

Veja na coluna ultima hora do blog do holanda. Adail foi condenado pelo TCE. isso que dizer que se a ficha limpa valer para estas eleições ele ta fora. As crianças de Coari agradecem.