quinta-feira, 10 de junho de 2010

Água X Educação


A cena da foto está ficando cada vez mais comum pelas cidades Amazônicas. Mesmo estando estas cidades situadas na maior reserva de água doce do planeta terra. E não são só as cidades pequenas e do interior dos estados que sofrem da carência de água potável nos lares; talvez as pessoas que moram nas capitais sofram mais ainda.

Qualquer pessoa de bom senso ficaria assustada em saber que uma cidade como Manaus, localizada no coração do Amazonas e que concentra a quinta maior renda do país, falta água na casa de milhares de família. E mais assustada ainda sabendo que a água que chega nas torneiras é de péssima qualidade, principalmente para consumo.

Na terra do gás e do petróleo a falta de água de boa qualidade na torneira da população é um problema que se arrasta há décadas, sai prefeito e entra prefeito, ele continua. E pelo que tudo indica vai continuar pelas décadas vindouras. Enquanto tivermos prefeitos como sempre tivemos, interessados apenas em si e no quanto seu grupo vai ganhar o problema vai continuar.

Estamos dentro do grupo de municípios com a pior qualidade da água potável do estado. Quem tem uma renda econômica melhor, pode e toma água mineral ou alguns fazem poços artesianos nos seus terrenos. Mais a grande maioria do povão bebe água de alguns poços espalhados pela cidade públicos ou de particulares; isso implica um trabalho e um gasto de tempo para realizá-lo.

E ainda é preciso lembrar que não é pela água ser de poço que está credenciada para o consumo. Vários são os poços que as águas não ofecerem boa qualidade.

Na foto um detalhe importante que marca essa realidade da falta de água de boa qualidade nos lares coarienses; quase todas as pessoas envolvidas de captarem a água dos poços, carregarem até suas casas, são crianças. Expondo assim as crianças de nossa terra ao trabalho infantil.

Muitas delas comprometem seus estudos para garantir água de boa qualidade em casa, tanto para beber, como para fazer o "pão nosso de cada dia". Depois ficamos esperando que Coari melhore na sua qualidade de ensino. Se não não consegue nem melhorar a qualidade da água, vai melhorar na qualidade de educação?

Nenhum comentário: