quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Grito da Fome - Vuvuzelas coarienses


A terra do gás e do petróleo continua se arrastando e vivendo num estado de penúria, de fome como nunca visto antes. Um ano e meio vivendo com salários atrasados e nestes últimos meses a coisa se complicou mais ainda. Com mais de vinte dias de atraso, quase dois meses, pagando um.

O povo passando fome no segundo município mais rico do Estado do Amazonas. E rico não só de dinheiro provindo das riquezas do gás e do petróleo; rico em muitas coisas. Nossa riqueza de boa terra para plantar, de um mundão de água com peixes de infinitas espécies e uma rica fauna, foi deixada de lado para tudo jogar no dinheiro administrado pelo governo municipal e os projetos sociais de dar e dar.

Como atualmente estamos sem governo, igual a canoa sem quilha descendo o Solimões, logo se ficou sem ter quem adminitrasse e aberta a porta dos cofres para uma minoria, um restrito grupo de previlegiados que não sabemos o que eles estão fazendo com o dinheiro.

Vivemos na terra do gás e do petróleo em total des-governo. Arnaldo e Railson parece que comeram Abiu verde. As promessas de Campanha de uma Nova Coari, de responsabilidade social, de geração de emprego, de projetos geradores de renda e de transparência, simplesmente desapareceram. Parece que vestem as roupas do homem invisível; nem em carros pretos andam mais.

As desculpas dos assessores, os poucos que ainda se arriscam em falar, são justificativas esfarrapadas, todas tentando tapar o sol com paneiro e se não é pouco, continuam culpando em tudo administrações passadas. O tempo passou e parecem que não querem entender a grandeza do compromisso que se proporam assumir.

Deveríamos todos marcharmos contra a corrupção, a incompetência e a fome que assola a terra do gás e do petróleo.

Infelizmente fomos educados para a subserviência, para ficarmos no nosso canto. Infelizmente quem sai as ruas em busca de seus direitos é perseguido e também suas famílias. Infelizmente corre-se o risco dos fiéis fanáticos de governos passados se aproveitarem da situação e fazer do momento de manifestação, uma situação politiqueira que pode complicar mais ainda a quem de fato precisa e passa fome.

Superando as situações acima, manifestações começaram a pipocar. Já se manifestaram, sairam as ruas, mostraram a cara os guardas municipais, funcionários da saúde e membros do movimento indígena.

A fome saiu a rua, já não se aguenta mais. O ronco do estômago vazio dos coarienses, só é comparado atualmente pelo barulho das vuvuzelas africanas. A diferença é que as vuvuzelas africanas urram de alegria e os nossos estômagos urram de fome!

6 comentários:

Anônimo disse...

Grande Zezinho, parabens, mais uma vez PARABENS, eu sabia que voce um dia ia abrir os olhos e onrrar o nome do meu amigo VIANA, seu pai, teve que chegar a uma situação insustentável pra que voce notasse, mas vamos ao que interessa: vamos formar um grupo capitaneados por pessoas de cabeças frias pra fazermos protestos, minha ideia é a seguinte: conseguirmos um carro com som e sair pelas ruas, convocando, sei que será grande a adesão, fecharmos ruas com carros, motos e até mesmo com a população, em cada local um grupo de pessoas usa da palavra pra explicar ao poovo o que está ocorrendo, mais adiante outro grupo usa da palavra, podem ser politicos senhoras donas de casas, professores, alunos gente que se chama de pessoas comuns com certeza vamos abafar, só que teremos que constituir um grupo pra ajudar a polícia pra evitar excesso de qualquer uma das partes, conto com voce, um abraço.

Anônimo disse...

FORA ARNALDO E RAILON TORRES, FORA, FORA ......

Anônimo disse...

padre concordo em tudo com vc, mas o que esta havendo é MOVIMENTO SOCIAL, e não movimento político. Falas nisso cade o tal ALVES, que o sonho dele sao os movimentos sociais, e agora ele conseguiu, e isso ai ALves continue assim com esse teu prefeito

Anônimo disse...

FORA .... atual ALCAIDE de COARI

Anônimo disse...

TEM que fazer protesto la na CARA da JUIZA e do PROMOTOR

Anônimo disse...

o HAITI é aqui em Coari, Coari é o HAITI