sábado, 30 de abril de 2011

Festa do Açaí

O município de Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus) está em festa. Neste fim de semana 28, 29 e 30 de abril de 2011), durante três dias, acontece a 24° Festa do Açaí. O Centro Cultural, onde acontece o evento, as decorações são todas confeccionadas com a matéria prima do açaizeiro. A folha da palmeira do açaí, a capemba, também se transforma em verdadeira obra de arte.

Atrações regionais e nacionais vão animar as três noites de festa em Codajás. Os organizadores do evento esperam receber mais de dez mil pessoas.

O açaí é uma fruta saborosa e dele pode ser feito inúmeras coisas, desde o modo como é consumido a milhares de anos atrás pelos indígenas e os novos modos consumidos em academias como fortificante/tonificante muscular, até o festiche que ganha nas barracas das praias de Copacana e Salvador.

A fruta com seu líquido cor de sangue tem um mercado aberto e em espera de que as produções em larga escala avançem, seja em Codajás ou em qualquer lugar da Amazônia e boa parte do Brasil, onde as condições climáticas são boas para esse tipo de cultura.

Andando pelo Brasil, qualquer um vai se impressionar com a quantidade de produtos industrializados que hoje são produzidos do açaí. Para ter um exemplo do que é isso, coloque a palavra açaí na caixa de busca do Google!



Enquanto o açaí de Codajás e da Amazônia ganha o Brasil e o mundo sendo industrializados e ganhando novas formas, agregando valores; mais da metade do açaí que é produzido em Codajás deixa o municípios em caroços. Um atraso e uma grande perda econômica.

Enquanto isso os codajaenses são obrigados a conviverem com esgostos a céu aberto e bebendo suco de coliformes fecais!

Nenhum comentário: