quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coari - A terra do já teve

A foto acima postada pela Raine Brasil está fazendo sucesso no Facebook. Para os coarienses mais novos, tanto os de nascimento, como os de coração ela até espanta, visto que não sabiam que um dia já tivemos nosso próprio carnaval e do seu grau de evolução, e para os de antigamente, acima de 40, só resta admirar, lamentar e guardar no baú das boas lembranças da terra que já teve!

O comentário do José miguel sobre a foto é muito relevante: "Normalmente os movimentos culturais tendem a evoluir com o tempo, mantendo algumas características originais. O que tivemos em Coari é tão pura extinção da expressão e de movimentos culturais".

Também deixei meu comentário na foto postada no grupo Coari: "Era do tempo em que não tínhamos o dinheiro que temos hoje e éramos mais ricos culturalmente!"

Eis a questão. Depois que as entradas multi-milionárias começaram a fazer parte dos nossos orçamentos anuais, tudo o que era próprio da nossa terra, foi sendo deixado de lado e começamos a pagar os outros para fazerem o que fazíamos antes. Nos tornamos meros espectadores. Pagamos para isso.

Perdemos duplamente. Primeiro a perda cultural, deixamos de lado o nosso modo de ser e fazer as nossas coisas; segundo economicamente; o dinheiro que pagamos para os outros fazerem para nós assistirmos, deveria ser gasto em nós.

O atual grupo que está no poder criticava duramente essa prática, agora faz igual!

Nenhum comentário: