sexta-feira, 10 de junho de 2011


”Apenas 3 dias pra vocês” (sic) é a mensagem na parede.

"E quem mais sofre são os jovens", a frase de uma das músicas do Legião Urbana expressa com todas as letras a atual situação da juventude brasileira. É o resultado do estilo de vida pregado pelo sistema capitalista/consumista que tem como lema central: "consumo, logo existo".

A jogada do mundo do lucro é incentivar a todo custo a estarmos querendo sempre comprar e quem não pode comprar fica do lado de fora, é excluído. Quem não tem esse ou determinado produto/objeto está simplesmente morto.

Esse jogo atinge a todos, porém, de modo particular os jovens, seja os ricos, como os pobres. Conduz para uma vida vazia de sentido. E como sempre os pobres são os que mais sofrem. Para muitos deles o que sobra no fim do túnel como esperança da felicidade é a morte.

Claro que esse é um tema muito amplo e ousado para um post, é temática para livros e teses.

Trago ele aqui no blog pelos rastros de sangue que nossa juventude está marcando nossa historia atual, tanto no mundo, como na terra do gás e do petróleo!

Durante esses mais de cinco anos e meio que estou em Coari foram dezenas de jovens que perderam a vida, na sua grande maioria, vítimas de acidente de trânsito, quase todos numa alucinante viagem misturando álcool, drogas e velocidade.

Nessa segunda em Coari, depois de um domingo "curtição", regado a bebidas, amizades e intrigas, um jovem coariense resolveu definir o seu futuro e encerrar sua vida nos melhores anos da juventude, aos 18, e se enforcou.

Foi encontrado dependurado numa corda na segunda bem cedo por um de seus amigos. Foi enterrado na madrugada de terça e o silêncio do túmulo é seu testemunho, como também de outros que apagaram as luzes e a vida com suas próprias mãos!

Nenhum comentário: