terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma outra Coari, é possível?

O Brasil pegando carona na luta pelos direitos humanos criou e desenvolvou diversos espaços e serviços na busca de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros com algum tipo de deficiência.

Diversas entidades de luta de direitos da pessoa com deficiência estão sendo guerreiras na garantia dos princípios constitucionais, conseguindo o avanço de importantes pontos fundamentais para qualidade de vida da pessoa com deficiência em vários níveis, como: autonomia e participação na sociedade, atendimento clínico, acessibilidade física, conquista de apoios em locais de grande circulação, criação de conselhos municipais e estaduais para debates sobre a situação da pessoa com deficiência nestes contextos, dentre outros avanços sociais.

Em Coari a Pestalozzi luta na esperança e consegue acolher pessoas com as mais diversas deficiências. Luta com a esperança de ir superando os desafios do dia-a-dia. Com dedicação a turma da Prof. Auxiliadora Yamagachi faz a sua parte. E nesses anos todos têm conseguido ajudar famílias a conviverem do melhor modo possível com os seus familiares que sofrem algum tipo de deficiência.

Também algumas escolas seguindo o projeto nacional de educação para pessoas com algum tipo de deficiência; principalmente os surdos/mudos desenvolvem ações educativas que estão ajudando nossos jovens no mundo do conhecimento.

Andando pela cidade, qualquer pessoa vai perceber que nossa estrutura urbana não facilita em nada a vida de uma pessoa com deficiência. As ruas esburacadas e sem espaços para os cadeirantes. No centro a coisa é pior ainda, onde os ambulantes tomam de conta das calçadas.

um deficiente visual atravessar a rua na terra do gás e do petróleo sem sinal sonoro e com o trânsico louco é coisa d'outro mundo!

Venhamos e convenhamos a nossa qualidade de vida, anda péssima.

Um comentário:

Anônimo disse...

AMIGO PADRE! Gostariamos de saber quando sairá o pagamento de agosto? Será que a secretaria de economia e finanças vai mais uma vez enrrolar o povo? cadê o DINHEIRO.....