segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Raimundo Martins - Um coariense de Verdade!

Uma antiga amiga costuma dizer que o kilo do homem de verdade custa caro, muito caro. Quero olhar com esses olhos o nosso querido "Prof. Raimundo Martins", homem e coariense de verdade, e que não tem preço, pois, nunca se verdeu; mas, de grande valor, peso pesado e de ouro.

Um homem de fé, professor dedicado e vereador transparente. Os dez vereadores  atuais não valem metade do que ele sozinho valeu.

Nossa cidade passa por uma crise nunca vista na sua história; estamos muito mais preocupados em arrancar dinheiro do milioniário cofre do município que sermos pessoas que querem o bem da terra. As notícias estampadas pelos jornais estão aí para confirmarem o que estou dizendo

E o atual grupo que está no poder fala também confirmando o que os jornais dizem e eu também. Antes de estarem no comando do cofre eram só críticas, hoje o dinheiro sumiu de tal forma que nem os salários dos funcionários do município conseguem pagar na data certa. Cumprir promessas de Campanha? Esqueça. O que vale é a mentira!

Nesses anos que estive em Coari, nas diversas conversas que tive com o Prof., ele sempre reclamava dos atuais políticos da terra do gás e do petróleo que estavam levando o nome do município para a lama. E sofria com a qualidade dos nossos governantes. Os da pior espécie. Vivia com o coração chorando.

Vai fazer muita falta no nosso município. Que Deus o tenha num bom lugar, ele merece. Coari está de luto.

7 comentários:

Deuzão Oliveira disse...

Obrigado padre Zezinho pela homenagem ao meu tio Raimundinho Martins,um político raro e homem de fé,nos últimos anos de sua vida tio Raimundinho se dedicou com fervor à religião católica,homem devoto de Nossa Senhora,sempre preoculpado com os rumos que Coari estava tomando,sou sobrinho e um amigo muito ítimo do tio Raimundinho,sempre convervamos sobre política e ele nos deixa um legado muito precioso,para os políticos de Coari,nossa família tem no seu Dna a política e ele sempre foi um espelho para nós,não só para os familhares,mas para toda Coari,Coari está de luto,se foi Raimundo Nonato de Oliveira "o professor Raimundinho Martins" como era conhecido,foi presidente da Câmara e coordenou a elaboração da lei orgânica de Coari,seu Nome estará registrado para sempre nesse município ao qual amava,e que algumas vezes foi injustiçado,mas sempre com postura altanera,conquistou o respeito de todos inclusive dos adversários políticos,coisa rara de se ver hoje em Coari.
Homem público,sem uma mácula sequer,coisa rara de ver hoje,tinha bom relacionamento com todas as camadas sociais de Coari,muitos foram os políticos que se aconselhavam com ele, nossa família está de luto,mas com o coração leve,pois se foi Raimundo Nonato,mas ficou seus ensinamentos,e a memória de um homem de caráter que amou sua terra,e muito fez por Coari,obrigado tio Raimundinho,descanse em paz esteja com deus nesse momento, Coari nunca irá esquecê-lo.

Anônimo disse...

Ah, Raimundinho Martins, meu amigo do peito, trabalhamos muito tempo juntos e sempre estaqvamos presentes com nossas famílias, tentei, com nosso grupo, elege-lo prefeito de Coari, mas como já existia a bandidagem na politica coariense, fomos traídos, traídos da maneira mais sórdida e vil, acho que tem muitas pessoas que hoje certamente vão por a mão na consiencia, e se perguntar o que foi que eu fiz? será que ele merecia? essas pessoas serão capazes de chorar sobre seu caixão porém estarão querendo impressionar quem tiver por perto. Mas voltando ao meu velho amigo, o Raimundinho, velho companheiro de trabalho, do dominó do Manuel Costa acompanhei o que podemos chamar de tragédia ocorrida na familia, (na época era colega de aula da d. Celia), pessoa por quem tenho o maior respeito, não posso ir mais longe, mas RAIMUNDINHO, VOCE FOI O RESPONSÁVEL PELO QUE HOUVE DE MELHO NA EDUCAÇÃO DE COARI, DEPOIS DISSO VIROU INTRIGA E PALANQUE PRA COISAS RUINS, MAS RAIMUNDONHO O SENHOR TOTO PODEROSO, TERÁ SEU LUGAR AO SEU LADO, VOCE FOI MUITO DEDICADO A IGREJA E NADA FEZ PRA DEZABONAR SUA CONDUTO CRISTÃ, FAMILIAR E RELIGIOSA

Ayres Mardem disse...

Prezado padre Zezinho, de tantas noticias péssimas lidas e ouvidas sobre nossa querida Coari nos últimos anos, esta foi certamente a mais triste. A mais triste porque Coari perde um grande homem. Um homem que mostrou como poucos, que é possível entrar e sair da política de cabeça erguida, podendo olhar nos olhos de todos e de todas sem se envergonhar dos atos praticados quando e durante seu exercício político. O valor de um homem não se mede pela sua dedicação ou devoção religiosa, mas pelos seus atos praticados em vida. Raimundo Nonato de Oliveira foi um homem que em vida, como qualquer ser humano teve defeitos, mas, suas virtudes de dignidade, de honra, de probidade, de caráter, de ética, de seriedade com a coisa pública, etc. fizeram um grande diferencial na vida de tantos e para a vida da cidade que ele tanto amou “COARI”.
Para mim particularmente, este homem foi, é, e continuará sendo um referencial muito importante como ser humano, como político e como professor. Muito da minha formação humana e cultural tem a contribuição valiosa deste homem, passadas durante suas aulas de Educação Moral e Cívica (coisas que hoje em dia tem sido muito negligenciada por tantos), por meio de seus posicionamentos, exemplos, discursos, demonstrações e comentários de fatos ocorridos e vividos na cidade, no estado, no pais e no mundo. Naquela época, ainda garoto, ficava atento e impressionado com a clareza com que ele abordava os assuntos, nos fazendo refletir e desenvolver nosso censo critica. Seu empenho e desempenho era fabuloso. Hoje, o querido professor “Raimundinho Martins” faz parte da história positiva e saudosa da nossa querida cidade “Coari” que anda tão carente de pessoas que como ele nos fez um dia ter orgulho dos nossos políticos. É importante não esquecer que naquela época, vereador não era remunerado. Mas isto não era motivo para se deixar corromper e muito menos fazer política de bastidores. Ainda me lembro dele, em muitas noites, em reuniões intermináveis ao redor de uma mesa na sala de jantar da minha casa, juntamente com minha mãe e outros discutiam temas importantes de interesses da coletividade que deveriam ser apresentados nas cessões seguintes na câmara municipal. Tudo isso feito sem salário, sem suborno, sem negociata, sem subserviência ao prefeito, sem conchavos etc. Tudo em nome do bem da coletividade. Estas são apenas algumas das coisas que fizeram deste homem “UM GRANDE HOMEM”. Muito me orgulha de ter sido seu pupilo e muito me entristece a noticia desta perda. Mas, plagiando um certo personagem, ”O professor Raimundinho Martins deixou a vida para entrar para a história”.

Anônimo disse...

professor Raimundinho,homem público que dedicou a sua vida à família e as causas de Coari, teve ainda, destacada atuação política partidária, sempre com respeito aos seus adversários, com ética e determinação ao conhecimento que lhe era peculiar.
meus sentimentos aos familiares que Deus os conforte.

LCF

Anônimo disse...

Infelismente o DNA nao foi passado p Zé Henrique.

Anônimo disse...

Como acadêmico da UFAM tive o privilégio de ser aluno do professor Raimundinho Martins.É uma perda insubistituivel.Deus abençoe a sua família e a todos que leem este blog.

myllena neta disse...

agradeço as pessoas principalmente minha prima que fez bonito nesse ato de fe mais hoje ele esta horando por nos obrigado voce sera sempre amado...