sábado, 10 de setembro de 2011

Um Coariense na Academia Amazonense de Letras

O coariense Francisco Vasconcelos tomará posse no próximo no dia 30 de setembro da cadeira número 40 da Acadêmia Amazonense de Letras (AAL). O coariense mora em Brasília desde 1970, quando foi transferido para a direção geral do Branco do Brasil. O jornal Acritica estampa, versão impressa, uma linda matéria sobre o poeta, escrita pelo conterrâneo Antônio Paulo, correspondente do jornal em Brasília.

Tenho todos os livros do nosso escritor e escrevi alguns posts sobre ele. Do jeito que a terra do gás e do petróleo só tem ocupado espaço nos jornais da capital com notícias ruins; a matéria é um lavar a alma do povo coariense e respirar enchendo o pulmão de alegria e orgulho.

Atualmente a UEA tem um curso de letras em Coari, os livros do escritor da terra poderiam muito bem fazer parte do programa de leitura dos alunos do curso. Seu livro o "Regime das águas", já fez parte, anos atrás, da literatura para o vestibular da UFAM.



Devido a falta de interesse dos coarienses pela leitura e a distância do autor, Francisco Vasconcelos é muito pouco conhecido na terra do gás e do petróleo e essa é uma boa oportunidade para as secretarias de Cultura e Educação promoverem um evento cultural sobre literatura, tendo como temática as obras de Francisco Vasconcelos e aproveitar para fazer as homenagens que merece.

Hora de apresentá-lo aos filhos da terra, principalmente aos jovens, tão necessitados de pessoas que possam apresentar o encantado mundo da leitura!

Textos Selecionados

3 comentários:

Agamenon Silva disse...

Boa noite padre Zezinho primo de um grande amigo que tenho Augusto Santiago de Lima Neto,padre ao ler seu post sobre o nobre escritor Francisco Vasconcelos,me encontro angustiado,pois em nossa cidade existem, muitos escritores,poetas populares tipo literatura de cordel, e não vejo a secrtetaria de cultura de nossa cidade fazer nada absolutamentre nada para elevar essa manifestação cultural de nossa cidade.

Temos o Chagas Simeão,seu Pedro Simão da comunidade Esparança 1,seu Gusmão poetas populares que a secretaria com sua "santa ignorância" finge desconhecer,uma vez chamei o secretário e seu adjunto em seu blog de parvajola,muitos puxa sacos de plantão do impudente prefeitro me criticaram e até me culparam de ofender os inoxidáveis secretários e adjiuntos,mas é só observar que cultura não é o forte desse povo.

Conheci pessoalmente o Adal,um compositor coariense que já foi gravado por raizes caboclas,e Coari não o conhece que coisa estranh!e a secretaria de cultura só faz eventos(e diga de passagem de péssima qualidade) e nossa cultura a se exaurir.

Coari terra abençoada,de povo lindo,guerreiro,e amigo acolhedor,mas que hoje vive uma realidade que não condiz com sua fama de cidade pacata,hospitaleira e gentil.

Nossa cultura está ficando sem rumo,e o secretário de cultura junto com seu adjunto só pensam em festa,e como fica seu Gusmão, Chagas Simeão,seu Pedro Simão e outros mais?
Criticavam o outro governo de não desenvolver essas políticas,e agora quede?

Minha avó dizia quem desdenha quer comprar e aí seu Arnaldo e cambada como fica essa situação nossa cultura sem rumo? È apenas indagações para reflexão.

Anônimo disse...

PARABENS

Anônimo disse...

sec.tario tam com blopemar.