domingo, 23 de outubro de 2011

Coari, uma cidade ao léu

A terra do gás e do petróleo amanheceu banhada, vestida de sol. Depois da forte chuva, temporal que chocalhou as árvores e invadiu de água e vento casas feitas de pedaços de velhas madeiras, zincos e alunínios encontrados, papelões e pedaços de sonhos e vida. Ao ver nosso teto nos cobrindo de um azul esperança, a lembrança me lembrou de antigas falas: "depois dos temporais, vem a abundância".

As antigas falas dos que vivem a idade da sabedoria já não ecoam, são palavras levadas para o tempo de onde vieram. Os dessas idades, são em boa parte, os que ganham R$ 236 por mês e existem/teimam em viver e a outra parte, aposentada, carregando consigo netos; filhos de botos, agora do gasoduto, pobre pobre, ficou estéril; e recebendo "amigalhada" aposentadoria com um atraso de quase um mês, seguem arrastando a vida até a  permissão divina determinar data e hora!

Bastariam essas duas realidades, as das casas feitas de qualquer jeito, com poucas condições para uma boa qualidade de vida e de como estão vivendo boa parte dos nossos idosos, para chegar a conclusões de que a "abundância" dos milhões da terra gás e do petróleo, chega apenas a uns poucos privilegiados. Hoje para esses, o tempo é bom; já para a grande maioria está nublado de negras nuvens, as da fome e da miséria. Infelizmente para esses a abundância nunca chega, mesmo passando 25 anos que a Petrobras explora grande reserva do ouro negro em nossas terras.

São três dias que estou em Coari, só escuto é dizerem que a cidade está abandonada, os que dizem quase pedindo que escreva a situação da cidade no blog; respondo que tenho escrito as realidades desafiadoras no blog.


Em andanças e conversas, depois de vê e ouvir estou chegando a conclusão que a terra do gás e do petróleo pela falta de um governo, anda em "desgoverno", feita canoa sem quilha, num total estado de está "ao léu"!

Um comentário:

CURUJINHA disse...

Muito bem, meu caro zé a ponte do p~era depois de sabe-se lá quantas pedras fundamentais e quantos milhoôes que sumiram está em andamento, mas com já revindicou um colega nossos num post, kr a placa com as informações?(...cidade ao léo), kd o custo da obra?(...cidade ao léo), kd a construtora responsável? Nada, não se sabe a quem recorrer, sem contar o perigo que as crianças que as crianças (transitando na saída das escolas) estão corerndo comas caçambas em alta velocidade conduzimbo barr pelas ruas esburacas do pêwra, espalhan do terra por todo lado (...cidade ao Léo), quem puder me responda a isso, pois antes de qualquer obra, todas essas informações devem ser exclarecidas a população, do contrário, a falta de tranparência gerada pela incompet~encia ou pela má fé falam por aqueles que delka fazem uso e se dizem que da(...cidade ao léo) estão cuidando.