sábado, 29 de outubro de 2011

Urucu - 25 Anos


Este é o quinto post que escrevo sobre os 25 anos da Petrobras no Urucu. Irei agrupá-los e colocar num link na coluna na direita do blog. A idéia é ser referência sobre o tema. Possa ser útil em pesquisas escolares ou para puro conhecimento. Em Coari nada aconteceu para comemorar data tão importante; tanto a prefeitura, como a Petrobras não se preocuparam em celebrar esse aniversário das veias de ouro negro. Uma verdadeira galinha dos ovos de ouro.

Deveria ser um tempo de reflexão, estudos, debates, protestos, shows de agradecimentos e pedidos de perdões pelo estrago ambiental, cultural e humano; porém nada disso aconteceu; nem as nossas universidades se moveram para fazer algo. Triste, muito triste. Foi um silêncio e a data está passando esquecida. Parece que necessitamos esquecer tão importante tempo de nossa história. Não lembrar para esquecer. Assim, vamos empurrando a nossa históriapara para debaixo do tapete da memória.

Será que há um medo de celebrar, lembrar, questionar, prestar contas de tudo que esses 25 anos significam para Coari? Se não é medo o que será?


Esses 25 anos da exploração de petróleo e gás natural pela Petrobras não foram só de coisas negativas e o que tem de mais positivo e não se pode negar, são as entradas multi-milionárias que os lucros desse rico negócio deixam nos cofres do município. Agora se não estamos sabendo crescer com esse dinheiro porque ele beneficia apenas uma pequena minoria, isto é outra história. Só por isso, o favorecimento de alguns, já dar panos para muitas mangas nesta comemoração.

Claro que pela mazelas ambientais e humanos, desafios para o município, não há da parte da Petrobras qualquer projeto social em parcerias com instituições coarienses para diminuir, combater essasa realidades destruidoras da vida. Pode ser culpa de nós coarienses que estamos quase no zero em entidades que trabalham nessa área. Todos queremos meter as mãos no cofre do Palácio 02 de Agosto. Também a nossa falta de iniciativas para criar organizações que pudessem construir parceiras com a estatal e partir para luta no cuidado por um município melhor, deveria ser avaliada e qustinoada nesse 25 anos.

25 anos se pasasram, agora é olhar para frente para pensar como constuir os 25 anos que virão. Só depende de nós!


Nenhum comentário: