sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Urucu - 25 Anos


Comemoração histórica; assim define os 25 anos da descoberta da base petrolífera de Urucu pela Petrobra; o Rogério Pina, colunista social responsável pela Coluna Trópico, no Caderno Bem Viver do Acrítica de hoje (20/10/2011). A Petrobras promoverá amanhã (hoje), em Manaus, um evento em comemoração aos 25 anos da descoberta da base petrolífera de Urucu, no interior do Amazonas”.


São 25 anos de operação da Petrobras no Urucu. Um quarto de século. Uma boa data para comemorar. A comemoração depende muito do ponto de onde olhamos a realidade desse tempo de exploração de petróleo e gás natural pela estatal. Nesse período foi ficando pelo caminho um rastro de riqueza para uma pequena minoria e um rastro de pobreza e miséria para a grande maioria em Coari.

Antes de tudo é preciso deixar claro que não sou contra a exploração de riquezas minerais, portanto, se faz necessário ter clarezas dos prejuízos a médio a longo prazo, tanto naturais, como humanos. E isso desde o começo não está sendo claro, tanto nos relatórios ambientais, como nos projetos necessários para o combate ao desmatamento, destruição de cadeias de vidas imporantes para vida animal na área e principalmente aos problemas socias em Coari e nas demais cidades que são cortadas pelo trajeto do gasoduto Coari-Manaus.

Na implantação do projeto as promessas de melhorias foram tantas, algumas foram cumpridas, com certeza. E não podemos reconhecer que houve sim uma maior oportunidade de postos de trabalhos; infelizmente pela falta de mão de obra preparada, sobrou para população local os serviços mais gerais e braças com baixos salários. Mesmo assim, com mais emprego a mão de obra desqualificada, os encargos sociais e outros impostos o município de Coari se viu de repente dono de uma enorme fortuna. Está sendo um acerto na mega-sena mensal e por longos anos.


A Petrobras poderia fazer uma mega comemoração em Coari por esses 25 anos, afinal de contas os lucros são milionários para os cofres da empresa. Minha sugestão é que a data fosse marcada por diversas atividades, porém, concentrar as energias numa avaliação de sua atuação no município e de como o dinheiro deixado pelos royalties no município estão sendo aplicados para melhora a qualidade de vida dos coarienses.

Com certeza a história de Coari será analisada em dois períodos históricos, antes e depois da exploração de petróleo e do gás natural. A atuação da Petrobras é uma divisora de águas no município. E Coari nunca mais será a mesma, mesmo depois de esvaziados os poços.

As entradas econômicas em Coari via compras, empregos, encargos sociais, diversos impostos e royalties mudaram para o bem ou para o mal o município. A cidade inchou com pessoas de diversas regiões do país, influenciando e mudando o modo de viver das pessoas, deixando de ser uma pacata cidade do interior para viver com hábitos e modos de grandes cidades. Os mais diversos problemas ganharam relevâncias, antes nunca vistos.

Tudo somado, para não se alongar, os sonhos de uma melhor qualidade de vida tão apregoados pelos profetas do novo Eldorado, o do ouro negro, para a grande maioria da população é um pesadelo, onde os fantasmas não habitam as horas do sono, mais o dia-a-dia com alto custo de vida, desestruturação familiar, desemprego, prostituição de todo tipo, pedofilia, crescimento de dst (inclusive Aids) e de gravidez infanto-juvenil...

Queremos sim fazer parte da grande festa dos 25 anos de Urucu e mais ainda, quem sabe uma mega festa nos 50 anos, porém com os pratos fartos e não com fome e miséria, principalmente dos pobres; antes que os poços sequem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Progams de Rádio e Tv....

Programa Evandro Aquino o "Amigo de Todos"

(Quadro eu vou Meter o Pau).

Hoje eu quero METER O PAU NO PESSÍMO PREFEITO DE COARI POR NÃO PAGAR EM DIAS SEUS FUNCIONÁRIOS, ISSO É UMA VEGONHA SEU PREFEITO... FALTA DE RESPEITO COM O POVO TRABALHADOR DE COARI... CRIE VERGONHA NA CARA!

UM ABRAÇO.... KKKKKKKKK.......

PROGRAMA RAUL GIL
PRA QUEM VC TIRA O CHAPEÚ?
OU PRA QUEM VC NÃO TIRA O CHAPEÚ?

Eu NÃO TIRO o meu Chapeú para o prefeitinho de Coari Arnaldo Mitouso. Ele é muito irreponsavel... Esqueceu do povo... votamos nele e ele é só decepção. então pra ele eu não tiro...tá devendo o povo, e não se brinca com o povo, a voz de Deus é a Voz do povo.

eU TIRO PARA O POVO DE COARI. APESAR DE AINDA A MAIORIA QUEREREM VOTAR NO ADAIL... mAS, DEUS VAI AGIR NO CORAÇÃO DESSES.. A TERCEIRA VIA AINDA ACONTECERÁ...

E VOCÊ PRA QUEM VC não tira o chapeú? R.................

JASS disse...

JASS APONTA AI ESSA TERCEIRA FORÇA MANO O VINCENTE QUE NÃO SOUBE LIDERAR QUANDO FOI PRECISO, O RAILSON QUE NÃAO LARGA A QUADRILHA DO CAGÃO,O EMPRESARIO DAS MARACUTAIAS, O COMERCIANTES VALENTÃO ENVOLVIDO TAMBEM, O O MENINO FALASTRÃO PIDAO DE DINHEIRO. FALA SERIO CARA.