sábado, 22 de outubro de 2011

Urucu - 25 Anos


Das profundezas dos poços até as entranhas das máquinas, o petróleo percorre um longo caminho, penetrando na história humana e deixando diversos tipos de rastros; desde a bonança na mesa de quem com competência e suor deu o melhor, superando os desafios técnicos e naturais; até os animais invisíveis e "insignificantes" que viviam ali desde períodos de tempos incontáveis e que de repente são expulsos ou pisados pelos soldados do ouro negro.

O local no Urucu onde se encontram os poços de petróleo e gás natural se transformou numa cidade feita de gente e de toda forma de vida de aço, de fios, de sondas, de ferro, alumínio, de transistos, de comcupadores, de celulares, enfim, de um mundo antes nunca visto por ali. Os técnicos das várias empresas prestadoras de serviço a Petrobras e a própria estatal nesses 25 anos construiram num pequeno pedaço da catedral verde, um templo gerador do verde dos dólares.

Encantados pela força da grana, do ganho, não se escutou o gemido da mata que indefesa chora a morte de tantos dos seus frágeis filhos. Nesses tempo de duas décadas e meia quem poderia dizer do massacre do mundo da floresta. Animais e plantas que tinham naquele espaço suas cadeias de vidas encatenadas uns as outras e cada uma importante para existência de todas. Quebrado um elo da corrente, o que se vai, jamais volta a ser o que era.

Todo o cuidado foi/é muito pouco diante de quantidade e complexidade de vidas. A grande maioria dos coarienses jamais fizeram questão de qualquer prestação de contas do grande tesouro biológico que foi "invadido". Não foi e nem é nossa preocupação termos um inventário das plantas e animais daquele local, o que tinha e o que tem atualmente. Nosso único interesse é o dinheiro que entra no cofre do Palácio 02 de Agosto; nele todos queremos os mais que pudermos; não é atoa que os vereadores querem a todo custo a chave do cofre do Palácio.

As plantas e os animais são as matérias primas das composições dos remédios e dos cosméticos, negócios altamentes rendosos atualmente no mercado global. Se não cuidarmos agora, podemos no futuro chorar o leite derramado!

Nesse processo de devastação, exploração, as expedições do ouro negro botaram para correr até nosso mundo mitológico... Cadê a curupira? Cadê o mapinguarí? A mãe d'água? Foram atrás de gente que pense em gente!

5 comentários:

Anônimo disse...

A obra da construção da ponte do Pera é um grande crime Ambiental.

A ponte é necessária mas, precisa ser ambientalmente correta. Não so contra aponte. MAIS A NATUREZA MERECE RESPEITO.

Aterrar corpos d'agua é crime ambiental.sob o risco de assoreamento. ifligi a APP. ÁREA DE PROTEÇÃO PERMANENTE.
É PRECISO QUE MOSTRE AS ANALISES, AMBIENTAIS. KADÊ OS LINCENCIAMNETOS, AS PESQUISAS DOS GEOGRAFOS COMO DIZ O PREFEITO DIZ QUE FIZERAM


sOCORRO AO IPAAM...... VENHA A cOARI, ISSO É CRIME AMBIENTAL....


ROMÃO SEU SECRETÁRIO INCOPETENTE,, FAZ ALGUMA COISA. KD OS TECNICOS DA SEC. DE MEIO AMBIENTE. TA TUDO ENTREGUE AO NADA.... ISSO TEM QUE ACABAR....

KD O PESSOAL DA SEC. DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO. (SDS).



O GOVERNO FAJUTO DE VCS VAI ACABAR.....

Adam Smith disse...

Amém!

Anônimo disse...

Coari não é mais a terra do Gás e do Petroleo!

É A TERRA DA FORMAÇÃO DE QUADRILHA.

é quadrinha para todos os lado. Politiqueiros saqueadores do dinheiro do povo.

mAIS O CULPADO DESSAS FORMAÇÃO DE QUADRINHA , É AQUELE QUE VENDE SEU VOTO OU TROCA ELE POR COISINHAS...

CUIDADO! mUITO cUIDADO! QUANDO APARECERAM AQUELES COMPRANDO VOTO, PEGUEM, MAIS VOTE NAQUELE QUE TEM PROJETOS PARA COARI,

Abaixo a formação de novas quadrinha e Abaixo a perpetuação das velhas quadrinhas...

Armandinho do Pera disse...

Parabéns Arnaldo, voto em você.

A inveja mata! Só porque o Adail não teve competência para fazer a Ponte do Pera, agora vem os invejosos e querem por fina na força, dizer que está errado. Errado é não fazer a Ponte do Pera.

Vai plantar batata seu invejoso. O Adail não fez nem o bairro Nazaré Pinheiro que tinha o nome do pai dele, imagine fazer a Ponte do Pera.

Vai pra lá olho gordo, pois o Arnaldo, não solta foquete antes da hora e além de fazer a Ponte do Pera, de quebra está fazendo uma linda estrada que vai do bairro da Liberdade até o Pera.

Parabéns Arnaldo, voto em você.

CORUJINHA... disse...

Meu caro amandinho do pêra, é por isso que o mundo ta do jeito que tá, quero que entendas que não somos contra a construção da ponte, mas pense no bem comum de todos e não só no seu. Essa construção é uma verdadeira vergonha parea a nossa cidade, enquanto o prefeito faz a ponte do JEITO MAIS BARATO, ele usufrui do que há de melhor na vida.
Eles teriam condições de fazer essa ponte com a maior tecnologia que já existe no mundo, mas ai, não ia sobrar o do pão só que no caso dele, DE LÓ, pense nisso, a construção da ponte é tudo que nós sonhamos, mas com o que há de melhor, e não na maiuor irregularidade, e aainda matando um dos mais bonitos igarapé que Coari já possuiu.