sábado, 12 de novembro de 2011

Cultura de Paz

"Quantas mortes ainda serão necesárias, para se saber que já se matou demais?" - Bob Dylan


A onda de violência que cresce e assola Coari pode ser o sinal de que necessitamos de uma "Cultura de Paz".  Todos queremos a paz, uma paz muitas vezes pessoal, uma paz que está mais ligada ao meu bem estar material que uma consciência coletiva de paz, onde minhas opções levam em conta o bem também do outro. Quanto mais alimentamos nossa ambição, mais longe estamos da construção de uma Coari de paz.

As balas cravadas no carro da advogada Adriana Caxeixa; expõem de forma mais cruel, numa e crua a violência que cada dia mais toma de conta da terra do gás e do petróleo. É a ponta do iceberg, um sinalizador da triste realidade que avança sobre a vida dos coarienses. Muitas vezes só nos damos conta dela, quando ela bate a nossa porta.

Só querer punir os responsáveis pelas balas no carro de Adriana, só prender usuários ou vendedores de drogas, só tirar as crianças das ruas ou os bebuns das praças, não resolverá o problema. Precisamos de uma "Cultura de Paz", que em primeiro lugar puna os ladrões do nosso multi-milionário orçamento; pois esse dinheiro que eles descaminham, fazem falta para uma boa educação, para gerar empregos e rendas, construir bibliotecas e uma estrutura cultural e muitas outras coisas capazes de dar uma melhor qualidade de vida aos coarienses.

Pois, Paz se constrói com ações concretas na melhoria de vida de um povo. E é difícil acreditar que um município milionário tenha um povo vivendo na miséria. E onde a fome, a miséria, e analfabetismo comandam a vida; a violência é a que mais se prolifera!


5 comentários:

Adam Smith disse...

Olá Zé!

SEGURANÇA PÚBLICA é uma Ineficiência programada!

Esse caso da Advoga Adriana, é mais um B.O que vai ficar esquecido na gaveta da Delegacia. Consequentemente os Coarienses, ficando a mercê da própria sorte totalmente reféns da bandidagem.

Tenho convicção no que depender principalmente do secretário de segurança, prefeito e vereadores, jamais os Coarienses, terão uma Segurança Pública moderna e eficaz.

Os politicos e autoridades Indispostas jamais vão abrir mão das mordomias, privilégios, regalias, poderes ilimitados, vultosos vencimentos, altíssimos lucros na iniciativa publica, etc... Pra procurar saber quem foi o atentado.

Se os bairros dos milionários estão assim imaginem as abandonadas áreas das periferias de Coari?

Terra Coarillis nas mãos dos vilões!

Anônimo disse...

Realmente não adianta somente prender traficantes e usuários de drogas, muito menos somente os responsáveis pelos tiros no carro da Dra. Adriana, pois o que acontece em Coari vai mais além disso. Quem esta no poder ou quem estará no poder daqui há um ano esta se lixando para o aumento da criminalidade, as pessoas só se importam com isso quando o crime bate a sua porta, quando um parente seu é assassinado. Se traficantes de drogas se matam em via pública pouco importa a população, que dirá a polícia, todavia, se quem morre é uma pessoa influente, o estado move mundos e fundos para que o autor seja descoberto e punido. Assim é a vida em Coari, os valores estão deturbados, aqui é comum se dizer usuário de drogas, comprar roubo, proteger bandido, roubar o erário público, e o mais engraçado todo mundo vira ladrão em época de eleição e os denuncistas salvadores da pátria, contudo, sempre após as eleições a mesma história acontece, quem esta no poder mama por quatro anos,dilapida o dinheiro público e a oposição em setembro descobre as falcatruas e denuncia e ai o povo besta acredita nos Sassás Mutemas da vida política e os elege para que eles façam o que todos fazem roubem o povo que os elegeu. Esta na hora de termos uma consciência politica verdadeira.

Anônimo disse...

Padre o descaso continua...

Hoje já é 13 de novemnbro e nada do pagamento dos funcionarios da prefeitura. O povo aina assiste com pacimonia à tudo isso.

Mais uma dia as pedras viram armas..,
Fome vira raiva...
e voto consciente vira carater...

Anônimo disse...

Um grito de ALERTAAAAAAAAAAAA!

Por favor coarienses no proximo pleito eleitoral, POR FAVOR! não VENDAM seus votos...
O voto consciente dá direito a todos nós termos direito a cobrar nossos direitos junto aos vereadores.

Se vendermos nossos votos perderemos nossos direitos de cidadão...

Coari têm jeito...

é só votarmos em politicos com propostas

que saiba pelo menos farequerimento ou até mesmo um oficio.

fora com jeitos metidos a politicos.
A pilitica é bela quando se faz com Ética e tranparência. e doses de inteligencia e um muito respeito pelo povo...

Anônimo disse...

Padre esse grupo é tão sem esperança que nenhum dos secretários mostram seus planos para 2012.
Isso é falta de planejamento e inutilidade de algumas secretarias.

Fora ao grupo do arnaldo...
votamos neles, para nunca mais...

fora arnaldo...
fora adail...
sim a terceira via...

abraço amigo padre...