terça-feira, 15 de novembro de 2011

Outro XV de Novembro

A proclamação do regime republicano brasileiro aconteceu em decorrência da crise do poder imperial, ascensão de novas correntes de pensamento político e interesse de determinados grupos sociais. Havia uma inquietação geral por um país independente; novo e livre. Todos sedentos para se verem livres da família real e suas estruturas de luxo, altamentes cara e tudo paga pelos súditos.




Porém, os caminhos da construção de um país/república não se deu por acaso num processo mágico e nem de uma hora para outro. Tudo foi construído a long prazo, superando os mais diversos desafios. Vidas foram ceifadas pela força dos que queriam a continuidade da monarquia, uma vez que eles viviam das altas sobras das mesas imperiais. Também viviam na boa vida a custa do povo.

Vivemos num país que é republicano e democrático; porém tudo entre aspas. É visível como o executivo está se cobrindo de véus da monarquia. Quem é prefeito, governador ou presidente, senta no trono e se auto-proclama "Rei". Estudiosos dizem que vivemos atualmente as ditaduras brancas, isto é, uma república democrática com seus pequenos reis, ditadores sem poderem proclamar a ditadura!



Nesses últimos anos a terra do gás e do petróleo vive em estado permanente de ditatura, mudamos os ditadores, porém, continuam os ditadores e esse estado continua. O mundo vive uma onda de derrubada de ditadores. Derrubam na marra, na bala. Nós precisamos derrubar os nossos, porém nossa arma é o voto.

Hoje em várias cidades do Brasil, multidões vão a rua protestar contra a corrupção estabelecida no país, vivemos com ditadores, compradores de mandatos e para completar corruptos. Precisamos de um novo país, restabeler a república. Proclamar uma nova República. É 15 de Novembro.



Um comentário:

Anônimo disse...

Oi padre concordo com você quando coloca que estamos vivendo uma DIDTADURA, sou professora e ondem estava falando para meus alunos o motivo de hoje não ter aulas, explique como era a situação da epoca do Brasil Monarquico, quem governava, como ele governava, o mais interessante e que era para alunos de 10 anos, e uma aluna fez uma comparação bem interssante de Dam Pedro II para nosso atual prefeito.