terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tempo de migalhas

20 de dezembro, entramos na semana do Natal. Esse é um tempo festivo, alegre, onde, motivados por nobres sentimentos do Cristo que nasce, nos tornamos mais sensíveis ao outro. Somos empurrados por uma força que foge ao nosso controle e queremos manifestar a pessoa amada, aos amigos e aos necessitados o quanto somos bons como o menino Jesus.

Numa cidade milionária como Coari, teríamos tudo para viver intensamente esse tempo; isso se o dinheiro que entra no município não estivesse concentrado nas mãos de tão poucas pessoas. Dessa forma só essa pequena minoria irá se banquetear nas suas mesas fartas, com champanhes e uísques importados, perús natalinos, roupas e perfumes, e a troca de caros presentes.

Enquanto isso a grande maioria dos coarienses, ganhando 236 reais e um salário mínimo, vão amargar um natal de fome, sem o mínimo para suas mesas, sem ter a possibilidade da alegria de presentear a pessoa amada ou usar roupa nova nessa festa tão especial. Se conseguirem passar essa data com as contas pagas, já será grande coisa!

Não pagando os funcionários públicos na data certa, o atual grupo que está no poder na terra do gás e do petróleo, quer que o povo, de fato, tenha um natal de fome. Por toda parte há um esforço para fazerem um natal solidário, feliz, em Coari os governantes querem um natal de miséria e não é por falta de dinheiro, já que estamos no município mais rico do interior do Amazonas; é por falta de saber para onde o dinheiro está indo.

Do jeito que andam as coisas em Coari, acontecerá que os outros municípios do estado do Amazonas irão fazer um natal solidário para colocar comida na noite do natal nos pratos dos coarienses!


Um comentário:

Allex Alves disse...

Coari vive "Um Novo Tempo das vacas magras"!!!!!!