quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chuva de chumbo

Nesse fim de 2011 e início de 2012 a chuva está castigando diversas regiões do Brasil. No nosso norte, na nossa Coari ela cai diariamente por horas continuamente. Hora cai mais forte, hora mais fina e assim prossegue sua rotina a cada dia, mexendo com a nossa rotina e a nossa vida. Quem dera se a chuva pudesse lavar, levar para bem longe todo tipo de praga que se instalaram em Coari, principalmente a corrupção.

É um líquido que faz uma lenta limpeza simbolicamente. Um banho (típico) nacional tomado com cuia e sem sabão. A nossa Coari mal lavada, com sujeira aqui, frustrações lá, cheirando a suor, decepções, pobreza, analfabetismo, miséria e outras desgrazas, além de malas e malas com seus milhões; precisa urgente de esfregões com escovas de aço.

Se de um lado a água da chuva devia servir para dar um banho no grupo que administra a terra do gás e do petróleo usando simancol; do outro lado, nesta mesma terra estão os que vivem em casas onde o telhado é tal qual o chuveiro das nuvens e a água da chuva entra sem pedir licença por todos os lados, molhando seus habitantes até os ossos.

Mesmo assim com a água da chuva molhando mais dentro de casa que fora, ficar em casa ainda é um mal menor; sair nas ruas sem asfalto, onde a lama se espalha por todo canto, é correr o risco de levar tombos que deixarão marcas para sempre. Tentar andar de motocicletas por essas ruas é desafiar a lei da gravidade e de carro, só se o veículo tiver tração nas quatro rodas.

Para boa parte dos coarienses que atingiram um determinado nível de conforto, as águas da chuva caindo sobre seu telhado enquanto se desfruta de uma rede ou cama num local seco e seguro, esse momento pode ser mágico, um sonho. Já para os coarienses que estão vivendo em casa onde as condições de vida são mínimas, as águas da chuva, com certeza são um pesadelo!


2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Padre Amigo!

Corrupção abaixo a CORRUPÇÃO!

nÃO é possivel que o povo de coari ainda irá vota nessa personagem atual da politica coariense, aqui falo do prefeitinho. é muita falta de competência e transparencia. o povo têm o dever de botar fora esses sem carater que esqueceram do povo humilde da nossa rica cidade.

Dia 9 de fevereira acontecerá o LUAU CARNAVALESCO na praia da freguesia, a prefeitura irá promover, agora imagimem quantos mil reais irão gastar em mais uma festa DESNECESSARIA. ISSO é um absurdo...

cadeia neles...
o povo precisa é DE salarios atualizados para matar a fome de seus filhos e atualizarem suas dividas nos comercios.

os comerciantes deveriam protestar, mesmo porque tudo é comprado em manaus. nada é comprado em coari.

ABAIXO AO ADAIL...
ABAIXO AO ARNALDO E SEU GRUPO INCOPENTENTES....

Anônimo disse...

Olá seu padre! realmente a chuva está cada vez intensa em nossa região. Assim também está a falta de compromisso, de carater, de dignidade e de bom senso por parte da familia mitouso. Fui aluno do tão correto professor Arlindo Mitouso, que tanto fazia criticas ferrenhas aos governantes que a epoca estavam no poder, hoje eles chegaram ao tão ambicionado poder governamental e ele está se mostrando um verdadeiro corrupto. Que moral ele terá quando voltar as salas de aula e querer falar de pessoas corruptas, já que ele é dos piores na administração Mitouso...2012 chegou e a maioria dos coarienses querem mudanças, mas mudanças de verdade, espero que não queiram que o outro corrupto Adail Pinheiro volte ao poder municipal de Coari. Vamos lutar por mudança sim, mudança para melhor...que achuva afogue todo os corruptos e junto com eles todo o povão sem vergonha, que se vende por 10 reais e ainda acham que estão fazendo um bom negócio e depois lamentarão por quatro anos...