quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Deseducação



Pense numa cidade no centro da maior floresta tropical do mundo, as margens do maior rio do mundo e com um patrimônio hidrográfico maior do que a maioria dos países do mundo. Além disso tudo com riquezas minerais, principalmente petróleo e gás natural em grande quantidade. Tudo soa grande em Coari; menos nós os coarienses que não estamos conseguindo perceber e usar bem essas riquezas para nos tornarmos um município referencial em qualidade de vida para muitos municípios do mundo.

Mesmo sendo o município mais rico do interior do Amazonas nossa qualidade de vida não se destaca dos mais pobres do estado. Não conseguimos deslanchar na criação de postos de trabalho, numa melhor distribuição de rendas, na saúde, segurança e nossa educação ostenta indíces pífios, ridículos. É só navegar pelo site do município que percebemos que a Secretaria Municipal de Educação não está conseguindo ir além da manutenção normal de uma secretaria; sem pagar os professores na data certa e muito mais preocupada com números que com a qualidade da educação.

No reboque da educação nacional e estadual que se arrasta na carona do rabeta, estamos com uma educação que não educa seguindo as indicações bácicas da ONU que são: educar para aprender, educar para ser e educar para fazer. Segundo a insitiuição essas três condições educam a pessoa para está preparado para a vida.

Porém, estamos seguindo a velha cartilha de uma educação na base do decoreba, que gera mais ignorância para a vida que um despertar para perceber que através do mundo das letras a vida pode ser trnsformada. É claro que estão fazendo o antigo jogo de educar para a subserviência e o conformismo. Um povo analfabeto da vida e analfabeto político nada questiona e tudo aceita, até ficar dependente de governos que mantém estruturas eleitoreiras e nada mudam!


2 comentários:

Anônimo disse...

Universitário antenado diz:
preocupado com educação
em COARI o nosso município parece mais com o pobre do Haiti.Não só a educação mas como em outras áreas como saúde infra estrutura saneamento básico e outros andam a passos de uma preguiça.Os governos querem deixar população analfabeta assim fica mais fácil de manipular.E haja compra de voto, esse ano eleitoral na realidade é a unica vez que lembram do eleitor. Como Vampeta ex jogador do flamengo diz eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo,assim fazem os professores em Coari eles fingem que pagam o professor fingem que ensina e o aluno fingem que aprende. Minha nota é zero para educação em Coari....

Anônimo disse...

O deputado Sinésio Campos é outro traídor do povo. o pt de coari não compartilha com esse traídor.
Ele vem aqui e não conhecendo a realidade do povo de coari almoça com traídores do povo.

fora sinésio!

nossa cidade, o povo dispensa tal visita.
Una pessona no grata!.

coari ta cheia de traidores...
chega de bajuladores desse prefeitinho irresponsavel...

ainda ficam posando de bons moços para esses que não querem saber de nada... só querem aparecer na foto desbotada desse grupo do poste.

valeu amigo padre.