segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Desesperançados


Diante de tudo, devagar, o que estão a matar é a nossa esperança. Sempre nos disseram que "a esperança é a última que morre". Os cofres já secaram e secam a cada mês; rios de dinheiro vão como as águas, desaguando em mares desconhecidos e distantes, longe dos nossos olhos e de nosso conhecimento.

E morta, não deixou luz no fim túnel e até aquele brilho das faíscas de migalhas deixadas pelo assassinos, perdeu o sentido. Tudo se vai. Nossa esperança não teve a morte anunciada na TV ou nas vozes dos radialistas babas-ovos. Dela não ficou rastro ou notícia. Foi rápido e silencioso. Ninguém soube, ninguém viu.

E o que resta para um povo sem esperanças? O que um povo sem esperanças espera? A continuidade de ser empobrecido? A possibilidade de acreditar de novo? Se cansar e pensar que a vida é assim mesmo?

Numa terra onde estamos sempre a matar o passado, a viver num presente enterrado, de miséria e fome, diante de entradas milionárias, o que futuro herdarão nossas crianças e jovens?


Enquanto a vida da esperança vai se derramando nos braços da morte, silenciosamente a conta de uma minoria vai engordando, diante de crianças famintas e de uma educação que produz analfabetos, semi-analfabetos e todo tipo de analfabetismo.

O cinismo é a voz dos que eram profetas de um novo tempo anunciado, hoje, ricos e nós, todos, determinados ao silêncio dos túmulos. Ficar calado, é a ordem do dia, aliás, se você falar está a pertubar a ordem.

Chegamos ao ano eleitoral e veremos os rios de dinheiro a serem derramados nas ruas da terra do gás e do petróleo. Nosso voto comprado com nosso próprio dinheiro. Dinheiro que hoje faz falta para um povo sem esperanças... e nem comida amanhã!



4 comentários:

Anônimo disse...

"ESPERANÇA" é um pequeno espaço que existe entre o real e o ideal. Só que em Coari na atual circunstancia em que estamos sobrevivendo (pois não podemos viver) a nossa realidade nos deixa desesperançosos de alcançar qualquer ideal que outrora sonhamos em ter. Tantos milhões e milhões que entram nos cofres do Palácio 02 de agosto e nós coarienses não conseguimos sequer receber nossos merecidos salários ao final de cada mês trabalhado, isto porque o Barnaldo Mitouso e seu bando, liderado também seu irmão mil que hoje é Milhão, estão saqueando o nosso municipio e nós juntamente com a justiça e policia federal ficamos apenas assistindo tais desmandos. De uma coisa Arnaldo e Aldemir podem ter certeza, a justiça tarda mais não falha. Ainda iremos ver vocês da familia Mitouso comer o pão que o diabo amassou...Ah se vamos!

Anônimo disse...

oLÁ Padre Amigo!

Mais uma vez o senhor me surpreende com mais um BELO TEXTO, esse é um dos melhores textos que já tive o prazer de ler.TENDO A SUA ASSINATURA.

OBRIGADO PELO SENHOR ESTAR DO LADO DO POVO...

MESMO QUE NA CAMPANHA PASSADA, TIVEMOS DO LADO DO ATUAL PREFEITO, HOJE ESTAMOS NOS REDIMINDO E RECONHECENDO QUE AQUELE PARTIDO ERA O MAIS CABIVEL NAQUELE MOMENTO. MAIS É HORA DE REPARAR ERROS...

EU E MAIS ALGUNS MILHARES DE AMIGOS ESTAMOS DISPOSTOS A RECONHECER ESSE GRAVE ERRO, E FAZER DE NOVO O DIFERENTE...

É UMA MANEIRA DE PEDIR DESCULPA AO POVO QUE SOFRE HOJE...

FORA GRUPO DO POSTE...
FORA GRUPOD A VORAX...

FICHA LIMPA NELES...
A REDEMOCRATIZAÇÃO E DA ÉTICA NO NOSSO PAÍS,,,

O FICHA LIMPA VAI SER APROVADO SE NOSSO DEUS QUISER,,,
VAMOS ORAR...

OBRIGADO PADRE AMIGO...

Anônimo disse...

padre como um politico que passou seu governo fazendo somente caca pode chegar na casa de um trabalhador com salários atrasados e pedir seu voto que argumento esse povo vai falar meu Deus, que vergonha há ele não sabe o que é vergonha na cara.

LOCO ABREU disse...

Importante o que foi escrito acima.Ñ deve se ter arrependimento.Realmente pelas humilhações que Coari passava na mídia,uma mudança era nece3ssária e,ninguém tem bola de cristal.O importante é ñ cometer o erro de reconduzir estruturas viciadas ao poder.Reflitam e optem por uma nova vertente.E....rezem.Coari tá precisando