segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Podres Poderes


Procurando uma distração que me ajudasse a aliviar a tensão dos estudos, algo alternativo que me tire da rotina, encontrei navegando pela a internet a obra de George R. R. Martin; mesmo lançada recentemente já é um clássico da literatura de fantasia. A trama trançada pelo autor nos encanta do começo ao fim. Com uma escrita direta apresenta o "elenco" de suas história, personagens fortes e bem construídos que dão vida ao enredo dos romances.

Terminei o primeiro volume e entrei no segundo; lendo devagar devido ao pouco tempo que tenho disponível para esse tipo de leitura, infelizmente, pois gostaria de avançar e saber o que vai acontecer com a vida dos personagens que cada vez mais se cruzam. Claro, que a trama do autor não está ligada pura e simplesmente na história pessoal dos envolvidos na história e é isso que talvez faça dessa mega fantasia o seu grande sucesso, encaixar o pessol dentro de um mundo coletivo.

As narratvias das histórias das Crônicas de Gelo e Fogo contam um mundo de reinos bem inventados pela pela fantasia do autor. É a criatividade humana em nome da arte. A fantasia é mágica dizia Walt Disney e de fato Martin nos conduz por caminhos mágicos de um mundo inexistente na realidade, onde a fome de conquista e de poder dominam o ser humano que a qualquer custo elimina o outro, numa série de acontecimentos que vão desde os mais belos e puros sentimentos até a traição e a satisfação de todos os desejos, somente pelo prazer.


Acompanhando de longe através das notícias, da internet (principalmente o Facebook) e em conversas com amigos, os últimos acontecimentos na terra do gás e do petróleo demonstram que de fato a arte imita a vida e sigo fazendo um paralelo entre a obra de Martin e a ralidade coariense 'tanto a obra da fantasia, como os acontecimentos em Coari estão demonstrando a força da ambição humana. Nossa louca vontade pelo poder.

A guerra pelo poder em Coari avança de tal forma que mesmo a vida começa a perder seu valor, matar ou morre já não é o que vale, o que vale é não perder, é está no poder. Tanto o autor, tentando mostrar que o poder já encantava o ser humano em tempos remotos, como a história atual de Coari, confirmam que "o poder é a dimensão humana que mais tem fascinado o ser humano em toda a história da humanidade".

Já são quatro os volumosos volumes das Crônicas de Gelo e Fogo que breve irão se trnsformar num seriado televisivo; estou no segundo deles e muitas tramas de traição já se deram; já na terra do gás e do petróleo, que está em guerra, ainda seremos testemunhas das mais diversas traições que o poder pode fazer em nós seres humanos!


4 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo!

Anônimo disse...

Padre meu querido,envez de vc colocar o Adail coloque só a cambadas de vagabundo que estam acabando com o povo ,cadê o décimo e os salário MEU DEUS. DEIXEA VIDA DO ADAIL EM PAZ ele vem ai pra sua sorte o seu blog vai ser mais acessado.como outubro estar longe ,vá a sacristia REZAR PELA POPULAÇÃO ASSIM VC GANHA MAIS COM NOSSO CRIADOR JESUS CRISTO ,VC COLABORANDO REZANDO A FAVOR DO POVO VC FAZ MAIS QUE O SEU DEVER.

Anônimo disse...

ola;padre.poxa adail nao merece tar meio decer ladrao.nao.

Anônimo disse...

jesus morreu entres os ladões mas a adail com,o se humano, vai rsurgir etres esses ladrões para ajudar nosso povo