segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saturados


A Polícia Militar do Amazonas (PM) iniciou nesta sexta-feira (20), a operação “Saturação” nos municípios de Rio Preto da Eva, Manacapuru, Coari, Careiro Castanho, reforçando o policiamento ostensivo com blitze no trânsito, fiscalização de bares, abordagens de pessoas e ainda patrulhamento nos rios. A operação “Saturação” tem como principal objetivo aumentar o policiamento ostensivo e prevenir crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas nas áreas urbanas e rurais dos municípios. Leia mais.

Algum tempo atrás, as cidades do interior eram sinônimos de vida tranquila, pacata, silenciosas, símbolos da paz. Nesses últimos anos as coisas mudaram, esse mundo mudou, já não é o mesmo. As festas já não são pontos de encontro dos amigos, nem local para as famílias se divertirem e sim um mercado aberto para os traficantes e cafetões faturarem alto. Sair nas ruas é se expor a violência, principalmente a loucura que se tornou o trânsito das nossas pequenas cidades, as piruetas e a falta de respeito reinam no asfalto, os idosos são as principais vítimas. Nem nas nossas próprias casas, não estamos mais seguros.

Algumas cidades do interior do Amazonas, estão tão violentas, quanto a própria capital do estado. Proporcionalmente umas delas superam a cidade de Manaus e a terra do gás e do petróleo nesses últimos tempos, está despontando e é praticamente a campeã de violência, mesmo sendo a mais rica do interior do estado.

Armados com as mais diversas armas, os assaltantes, cada vez mais audaces, assaltam as casas, fazem as pessoas vítimas e levam o que bem querem. Nada respeitam e nada temem. Vão de peito aberto e rostos ao vento, sem nenhum medo de serem descobertos. Os comerciantes são seus alvos preferidos, o último assalto, por ser num banco e pela grande quantia roubada, estampou as páginas dos jornais de Manaus.

As políticas públicas que talvez possam amenizarem ou resolverem o desafio da violência que invadiu Coari, são mínimas. Os problemas são empurrados com a barriga, de prefeito para prefeito e não percebemos ações sérias e não adianta com duas, três viaturas querer tapar o sol com a peneira, achando que as coisas vão melhorar. As soluções são complexas e o "buraco é mais para cima"!

São várias as causas de nossa violência, porém, a maior delas é o negócio das drogas, que se estruturou de tal forma no mundo como um outro negócio legal qualquer. E envolve a todos de uma forma ou de outra. Não basta combater os que vendem e os consumidores; é preciso colocar atrás das grades os "grandes empresários" do ramo e estes, são intocáveis.

E os outros espaços que poderiam ser alternativas, principalmente para os jovens, locais e atividades esportivas e culturais estão em total retrocesso na terra do gás e do petróleo. Mataram nosso futebol e os eventos promovidos pela secretaria de cultura do município favorecem a venda de drogas e a prostituição. Não sabemos de que lado as secretarias da cultura e do esporte estão!


9 comentários:

Anônimo disse...

Como voce ve padre a segurança pública não é atribuição de prefeito (município) mas de governador ( estado) e o Sabino quer jogar a culpa nos prefeitos.

Anônimo disse...

Esse prefeito é mesmo " UM VAI NA ABA". O GOVERNADOR COM O DINHEIRO DO POVO COMPROU VIATURAS POLICIAIS E MANDOU DUAIS PARA COARI, E ELE FAZ A MAIOR FESTA POR CONTA DA OBRA DO GOVERNADOR. ESSE GOVERNO MUNICIPAL É UM VAI NA ABA DOS OUTROS...

a CIDADE DE COri ta demais violenta pór culpa das duas quadrinhas que se instalou em coari à mais de 13 anos....

reage coari. dia 07 de outubro famos dá o troco nesses dois grupos saqueadores do dinheiro público...

Anônimo disse...

Falar de violência é uma questão bastante complexa. No entanto falar sobre violência urbana é possivel traçarmos alguns pontos: falando de Coari, a violência impera porque quem está no poder publico mandatário não tem compromisso ou interesse em combater tais atos porque de uma forma ou de outra ele está envolvido. Os ultimos prefeitos dos mandatos de 2001 a 2009, são acusados de pedofilia e outros crimes, como desvio de recursos pubçicos principalmente. O atual tem familiares acusados de praticarem vários crimes, entre eles trafico de drogas, homicidios e roubos, sem contar que estão saqueando o nosso municipio na maior cara dura, e nós não fazemos nada para impedir toda essa violência, aceitamos passivamente vendo o tempo passar. Assaltos acontecem todos os dias e se matarmos algum bandido a policia e justiça vem com tudo para cima de quem cometeu tal ato porque os bandidos são pessoas de bem, enquanto que o cidadão que trabalha e paga seus impostos é que parece ser o verdadeiro bandido, que país é esse? A policia está totalmente a mercê dos bandidos, não faz absolutamente nada, e nós como ficamos?...

Anônimo disse...

padre tu colaboraste com a desgraça que está em coari,coari tinha seus problemas sim,não podemos negar,mais,coari esta um verdadeiro farowest,agora vá até o jõ soares e peça que o governo federal faça algo,vc é padre,lute por seu povo,vcs achavam que coloca prefeito se não prestar tira,era isso que vcs pensavam era?agora se virem neguinhos,minha parte eu vou fazer na proxima eleição,não se meta nem o sr e mnem o padre inacio.

Anônimo disse...

A radio entrou novamente no ar. hOJE 24 DE JANEIRO.
kd o direito de resposta do IRAM MEDEIROS.

O POVO QUER SABER!

QUE TENTOU MATAR PREFEITINHO DE COARI...?

OU MAISN UMA VEZ IRÃO CALAR ALGUÉM QUE QUER SE DEFENDER.

ESSE FILME JÁ VIMOS ANTES...

COMEÇOU A PERSEGUIÇÃO E A OPRESSÃO...

Anônimo disse...

Universitário antenado diz:
Padre se correr o bicho pega se ficar o bicho come.Quero ver quando acabar esse petróleo de Coari se ainda vão brigar por causa da prefeitura.Os prefeitos que passaram pela prefeitura como Adail Rodrigo e Arnaldo nunca pensaram no povo que vive sofrendo, ajudaram só suas famílias Agora pergunto eu Adail e Rodrigo moram em Coari? falam que gostam tanto de Coari porque não moram em Coari? Porque só aparecem em ano eleitoral?
Na verdade vivem desfrutando o dinheiro desviado da população coariense.... Povo entendido jamais vai votar nesses sanguessugas...ficha limpa já....

Ayres Mardem disse...

"Desgraça em Coari"
Prezado Padre, um anônimo disse : ”padre tu colaboraste com a desgraça que está em Coari”.
É triste constatar que a ignorância e a estupidez tem tomado conta da nossa querida cidade. A constituição de nosso pais diz que uma pessoa ao atingir a maior idade, passa a ser responsável civil e criminalmente pelos seus atos. O voto é apenas um dos atos obrigatórios cuja decisão de escolha é de nossa inteira responsabilidade. Portanto, culpar o padre pelas mazelas que vem acontecendo em Coari é uma atitude covarde e irresponsável por parte daqueles que não assumem a responsabilidade pelos seus próprios erros.
A ignorância, até certo ponto, pode até ser tolerada uma vez que todos nós, em algum grau somos ignorantes visto que não temos o conhecimento de tudo. Mas, a estupidez é intolerável, pois ela revela a brutalidade da ignorância levada a extremos.
A estupidez é mantida e alimentada pela manutenção de uma parcela expressiva da população às margens do conhecimento e do saber que nós chamamos de “analfabetos do conhecimento”. Este fato é extremamente perigoso para qualquer sociedade no mundo e não apenas em Coari, pois esta parcela de ignorantes e estúpidos se transforma em massa de manobra nas mãos de pessoas desprovidas de escrúpulo, dignidade, caráter, ética, etc. uma vez que estas se deixam ser manipuladas em seus sentimentos, ingenuidades, ignorâncias e estupidez para que os espertos possam atingir seus objetivos de riqueza e poder por meio de saques aos cofres públicos elem da apropriação de outras riquezas de propriedade pública.
Em ano de eleição, lamentavelmente, a manipulação dessa massa de manobra se revela de maneira mais brutal, sendo observado às vezes o uso da força bruta e o incentivo ao confronto corporal entre grupos que querem também saquear os mesmos cofres ou entre grupos que não comungam e não concordam com as práticas dos assaltos aos cofres públicos.
O resultado final e a conseqüência de tudo isso já é conhecido no mundo.
Apenas a titulo de exemplo mais atual das conseqüências desse tipo de ato, vemos a situação dos haitianos. Aquele povo, está vivendo hoje a conseqüência de atos praticados pelos seus governantes saqueadores das riquezas públicas. A desgraça daquele povo começou com a ascensão ao poder de um inescrupuloso chamado François Duvalier, mais conhecido como Papa Doc em 1957 e continuou a desgraça quando da sua morte em 1971 quando seu filho Jean-Claude Duvalier, que recebeu a alcunha de Baby Doc assumiu o poder dando continuidade aos saques na riqueza daquele pais. Hoje, lamentavelmente, o Haiti é um pais de miseráveis, famintos, ignorantes e estúpidos e que causa preocupação ao mundo inteiro. Um pais que compartilha a mesma ilha com Haiti chamado República Dominicana e que não teve governantes ladrões dos cofres públicos como os haitianos, hoje vive situação muito diferente do seu vizinho. É muito importante que o Coariense estúpido e metido a esperto procure conhecer um pouco da história do Haiti pois o futuro dos Coarienses pode ser igualzinho ao presente vivido pelo povo haitiano. Somente os coarienses podem mudar o rumo trágico da história de Coari que vem sendo escrito pelos Papa Docs e Baby Docs que tem governado Coari nos últimos anos.

Atenciosamente,

Ayres Mardem

joila disse...

Padre na medida do possível gostaria que você elaborasse uma matéria sobre a minha carta ou publicasse

Groto

Joila



Venho, por meio desta, que estou imensamente indignada com tudo que está ocorrendo em nosso município.Nunca vi, presenciei, participei ou ouvi falar de situação semelhante.
Qualquer coisa ou fato que se comente aqui, já não é mais novidade para ninguém, apesar de haver alguns desinformada que, eventualmente, se lerem esse texto, talvez acreditem ser também mais uma mentira da oposição (ou e a culpa da Administração passada)
De qualquer forma, como pode um candidato, cidadão coariense enganar seu eleitorado de uma maneira tão demagógica? E quando se dizia o salvador da pátria. Ninguém acreditava nisso, aliás, ninguém queria ver o que esta acontecendo. E agora? Fica a pergunta no ar.
Nos coarienses, vamos ter outras oportunidade para fazemos uma renovação nesta câmara de Coari em 2012, vamos ter a chance de mudar, tivemos a oportunidade de colocar, e agora vamos exterminar totalmente estes vereadores incompetente do cenário político Coariense. O que mais me impressiona neste caso é o silêncio das autoridades competentes do nosso município. Onde estão os deputados estaduais que vieram aqui no tempo de Eleição? Qual é o vosso pronunciamento? Quais atitudes serão tomadas daqui pra frente.
Infelizmente, Acho que esta foi a gota d’água que faltava em meu copo de indignação política. Precisamos de medidas urgentes e eficazes nesta cidade. Os responsáveis por esta cidade precisam assumir as rédeas de suas responsabilidades. . O que e mais interessante e os vereadores “Fiscal do Povo” Poucos viram, poucos conseguem ou querem ver como esta cidade está recheada de políticos corruptos e corruptores de carreira.
Não dá pra esperar mais! Senhor Governador HUGENTE O POVO AGUARDA O SEU PRONUCIAMENTO PELO AMOR DE DEUS.
Por que a ironia? Aos muito bem informados, certamente saberão do que estou falando e que fique bem claro que o desabafo é independente de questões partidárias, até por que sabemos que partidos políticos não retratam mais uma ideologia irrevogável. Trata-se do Poder econômico (independente das fontes) que se sobrepõem aos ideais políticos e partidários, lamentavelmente.
Para uma cidade como COARI com a arrecadação milionária quase 250 milhões de Reais durante um ano de 2011 em tributos conforme Banco do Brasil e Sefaz, nos funcionário passamos o mês de Novembro sem o pagamento de Novembro, Dezembro e 13 salario. O município vive um tempo de penúria e fome, de miséria; nem parece a terra mais rica do interior do Estado do Amazonas. Quando não estavam no poder atiravam pedra no grupo que lá estava, principalmente dizendo dos milhões que o município tinha em caixa e que eram roubados. Hoje sentados no trono do palácio não dizem nada sobre um centavo. Orçamento participativo Tudo só mentiras!
Aquela que não tem medo da verdade, aqueles que não se colocam como vítimas, aqueles que como cidadã de bem buscam essa verdade até o fim, que não desistem, não se calam, não admitem derrota injusta. Aqueles que verdadeiramente defendem seus filhos e fazem valer sua honra e sua dignidade.

Anônimo disse...

padre a insatisfação é geral nem um politico tem compromisso com o povo o descaso é geral sou comerciante pago impostos para vender e esses peruanos pagam? invadiram o centro da cidade é as autoridades cade nada fazem. Tem vereador que faz aniversario de um ano do filho avaliado em 50.000,00 reais e o povo vendendo o almoço pra compra a janta, São tantas as injustiças que vejo mas faze-las pra quem se ate a justiça parece estar apreensiva. só Deus nesse momento para trazer conforto.

Beijos padre.