sábado, 11 de fevereiro de 2012

Caminhos


As eleições municipais deste ano estão sendo construídas no Brasil. Em cada município os pré-candidatos do seu modo trançam suas campanhas. Nesse tempo de pré-eleição as alianças, os conchaves, os acertos e as relações com os patrocinadores, vendedores e compradores de votos estão sendo trançados; a forma como o pretenso candidato está lidando com essas tranças, vão comprometer ou não o futuro do município e do prefeito eleito.

As dívidas assumidas agora, sejam elas em dinheiro ou cargos e empregos podem deixar quem se eleger ao cargo de vereador ou prefeito, totalmente amarrado, caso não saiba perceber onde e com quem está negociando. Infelizmente é assim e o eleitor que vende o seu voto, ganha migalhas em relação aos valores acordados com agiotas, não importando o que compromete.

As eleições no Brasil estão cada vez mais caras e em Coari pelo montante de dinheiro movimentado em seus orçamentos, a quantia investida nesse período vai ser enorme. A campanha eleitoral desse ano na terra do gás e do petróleo será a mais concorrida e a mais cara de sua história. Os concorrentes ao trono do Palácio 02 de Agosto sabem disso e estão se armando até o dente de milhões e milhões para quando o momento chegar.

 A eleição 2012 em Coari será um verdadeiro UFC, onde Adail já entra no ringue nocauteado pela Operação Vorax e todo o estrago que ela fez e mostrou; já Arnaldo vai para luta com uns rounds perdidos pela incpotência, prepotência de alguns membros de seu governo e uma enorme carga de rejeição por parte da população. Cabe aos adversários desses dois candidatos e seus milhões, conduzir uma campanha eleitoral de forma que leve os dois à lona.

O povo coariense, mesmo morando num município milionário, é deixado na miséria e analfabeto para ser facilmente manipulado numa eleição; tirando os pobres e analfabetos entram os amarrados pelo emprego ou uma renda, que também são obrigados a votarem em seus "padrinhos" (bonzinhos). Poucos são os votos conscientes; os dos que conseguiram na vida terem uma economia independente do município e não buscam para si o que é de todos; porém, grande maioria dessas pessoas estão decepcionados, pois, votaram em Arnaldo e ele não correspondeu as espectavivas.

Mudar o rumo da história da "Terra do Gás e do Petróleo" não é fácil, é uma luta de dois Golias (Arnaldo e Adail) contra quem quer o bem do município. Sem contar que precisamos está atentos para não fazermos outro Golias!


27 comentários:

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM, disse...

Não se alcança tal desenvolvimento ou "esta vida melhor" com programas de combate à pobreza. Os problemas da cidade e do campo são de ordem econômica, de acesso aos mercados e de políticas voltadas para o desenvolvimento das suas populações. Programas de "assistência social" são incapazes de gerar renda, aumentar a auto-estima das populações urbanas e rurais e, portanto, gerar desenvolvimento. Por isso é fundamental criar políticas e programas voltados para a distribuição de renda.
É importante também salientar que existem cada vez maiores evidências de que o próprio crescimento dos países chamados de economia semiperiférica depende da redução das DESIGUALDADES SOCIAIS. Vários estudos econométricos demonstraram que níveis de desigualdade sociais, como os do Brasil, dificultam ou mesmo impedem o crescimento econômico(por isso sofremos tanto em Coari). Baseado nestes estudos, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Social do BID afirmou que "a redução das desigualdades, além de ser fundamental para uma sociedade e básica para uma democracia, é estratégica para a obtenção de desenvolvimento real e sustentável".

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM, disse...

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, SUSTENTABILIDADE, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SÃO OS QUATROS PILARES ESPECIFICO DO A COOPESOLDA E DO AMIGO ISAIAS RAMOS.

A Cooperativa de Trabalhadores em Solda Industrial de Gás e Petróleo do Estado do Amazonas COOPESOLDA/AM, Coari (AM), Irá busca parcerias com empresas de Coari e de todo Estado do Amazonas, e fora do estado temos vontade de proporcionar aos jovens uma excelente oportunidade de qualificação através do curso de Excelência em Solda, Tubulação e Montagem Industrial.

Através de um acordo firmado no futuro com a Petrobras, Prefeitura Municipal, e Governo do Estado e Federal iremos estar se profissionalizando e abrindo portas para o mercado de trabalho, no setor que mais cresce no país, durante os curso, os alunos poderão ser remunerados e possuírem todos os benefícios que a empresa oferece para os seus colaboradores.

Em parceria com a Petrobras, Prefeitura Municipal, e Governo do Estado e Federal, iremos conseguir construir o nosso Centro Profissional de Qualificação de Mão de Obra Especializada em Coari/AM, uma referência regional, com laboratórios estruturados e equipamentos modernos utilizados para ministrar os cursos de acordo com as exigências do mercado.

Isaias Ramos Presidente

Anônimo disse...

Universitário antenado disse:
Padre parabéns pela matéria.Esse ano eleitoral,os pré candidatos começam abraçar o povo,sorrir,cumprimentar dar carona em seus carrões é o ano que o povo é reconhecido.Chega de ficha suja em Coari.Candidatos precisam ter bom curriculum,2012 precisamos de mudança seu Magalhães como empresário é um bom administrador,se for candidato tem tudo pra dar certo 1º não é ficha suja... tem uma boa reputação sem problemas com a população.

Anônimo disse...

mas padre quem criou outro golias, foram seus ideais, e agora vc critica o seu candidato, e ainda quem agora inventar outro Arnaldo golias

Anônimo disse...

Temos que se ligar em que esse rapaz tanto fala, temos que apoiar projetos para o povo de Coari, outra cois padre, todos erramos, mais erramos com a intenção de acertar, por isso estou muito conciente agora, vou analizar as proposta dos candidatos

ometalurgico disse...

É VERDADE ISAIAS RAMOS POLÍTICAS DE GERANÇÃO DE RENDA SIM, IRÃO FAZER A DIFERENÇA, SIM E QUANDO IREMOS FAZER UMA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE DAS EMPRESAS, PADRE ESTÃO COBRANDO PARA FICHAR OS COARIENSE, FAÇA UMA MATERIA SOBRE ISSO.

Ex Guerreira arrependido disse...

ñ é culpa sua não padre, nem culpa do povo,o povo acreditou e deu no que deu, culpados somos todos por não ir as ruas e cobrar desse incompetente.

Anônimo disse...

O padre não vai te responder anonimo, mas eu te digo que eu também me enganei, não fui enganado. acreditei em uma mudança, mudança para melhor é claro e veja vc o que o Arnaldo Mentiroso estas a fazer conosco. Erramos, com certeza,no entanto neste ano de 2012 queremos acertar, espero que vc faça o mesmo! um grande abraço... e fiquemos atentos...

Anônimo disse...

Querido Padre
Fico sempre feliz em ler os seus textos.
O senhor tem realmente uma capacidade grande de escrever.
Eu só acredito que o povo não pode errar mais uma vez.
O povo deve acreditar em alguém que já fez por Coari, que faz e que ira continuar fazendo.
Coari precisa crescer como crescia antes.
Coari precisa voltar a ser feliz.
As escolas funcionando em dias, o pagamento dos funcionários em dias.
Os idosos sendo valorizados e saúde púplica funcionando como funcionava antes.

ometalurgico disse...

A petrobras não tá nem ai para o povo.

Se o povo não se organizar para cobrar vai perdê sempre.

Responsabilidade Social da Petrobras é só no papel, eo coariense coitado passando fome.

Se não tivermos uma representação séria sempre vamos perdê.

Nunca tivemos um Secretário de Gás e Petróleo no município conhecedor da nossa situação.

nem no tempo de ADAIL e nem BARNALDO.

Tem que ser um trabalhador humilde e pai de familia, que realmente conhece e sabe da nossa necessidade.

Anônimo disse...

A Desigualdade Social, é um grande problema em nosso município, nossa oportunidade é tirada de nós e dada a outras pessoas, nossas riquezas levadas de Coari e transformadas em muita coisa boa fora do município e do estado, e o coariense coitado só fica chupando o dedo.

tô ferrado disse...

Nunca tivemos um secretário competente na secretaria de gás e petroleo no municipo de coari, nem no tempo do pirento nem no tempo barnaldo, por isso tamos é ferrados.

Anônimo disse...

ñ kero nenhum candidato sem proposta, akeles que vierem tentar me comprar o meu voto vou pegar o dinheiro porque é nosso, mais nunca mais volto a vender meu voto, porque sofrir muito com esse novo tempo. aprendir

Anônimo disse...

Padre zezinho gostaria muito de fazer parte dessa Cooperativa .....
Como faço?
Por favor fale com Presidente e peça para postar o endereço!!!!!

Anônimo disse...

Onde foram tirado essa foto todos os dias serve de abrigo para os beberrões aki da feira, triste essa situação mais é verdade, pura omissão desse governo, o pai de família só não consegue superar seus problemas e mergulha de vez na maldita.(cachaça)

Anônimo disse...

nóa estamos acostumados a baixar a kbça p tudo que acontece em coari, digo tudo mesmo.Somos covardes em buscar nossos direitos, por isso sofremos tanto, eu faço a minha parte, por isso tudo que acontece em eu estou lá, não perdo de jeito nenhum, vou no na passeata paz no transito tambem. vamos nessa que coari está precisando abessa.

Anônimo disse...

tanto no velho tempo quanto no novo tempo, o secretario de gas e petroleo sempre foi o "competente" do Jurandi Ayres

Trablhador sonhando disse...

ISAIAS RAMOS TENHO MUITA VONTADE DE APRENDER UMA PROFISSÃO, NUNCA TIVE OPORTUNIDADE PORQUE OS PROFISSIONAIS DE FORA NÃO DÃO OPORTUNIDADE, NUNCA TIVE SORTE DE TRABALHAR COM VOCÊ EM OBRAS NO MUNICÍPIO, MAIS SOUBE QUE VOCÊ AJUDA E MUITO QUANDO TEMOS INTERESSE, O KELIEL ME DISSE QUE FOI VOCÊ QUE TREINOU ELE NA O.A.S NA OBRA DO DUTO COARI MANAUS, DEPOIS DE QUALIFICADO ELE JÁ FOI TRABALHAR EM ALAGOAS, É UM PRIVILÉGIO PARA UM TRABALHADOR. O KELIEL NÃO TINHA NEM CASA AGORA TEM UMA E MUITO BONITA, O JOELSON TAMBEM FALOU DE VOCÊ, E DISSE QUE FOI AJUDADO POR VOCÊ, O JOELSON ESTÁ FORA DO ESTADO, AGORA ELE FOI CHAMADO PARA UMA OBRA EM MINAS.

PARABENS ISAIAS......

UM DIA ESPERO TÊ A MESMA OPORTUNIDADE DO KELIEL E DO JOELSON

Joelma da Panificadora Mateus. disse...

Padre sua matéria no blog mais uma vez se Supera, e engrandece muito o debate na Rede Social.

Padre faça uma pesquisa das possiveis liderança com chances de chegar na camara municipal.

Para mostrar para os vereadores do Arnaldo, que eles estão fora do pario.

Meu voto não é segredo para ninguem meu vereador é um trabalhador que ajuda muita gente.

Esse trabalhador, ajuda mais não é com dinheiro nem comprando voto, pois o mesmo não condiçoes para isso. E se tivesse não daria dinheiro a ninguem, pois o mesmo acreditar na vontade de mudar, e para isso não precisamos de dinheiro, apenas nos unir no mesmo pensamento

Esse trabalhador traz projetos e proposta de esperança de uma vida melhor em Coari.

Todos sabem de quem estou falando.

Anônimo disse...

E padre.O prefeito de Coari e o povo que elege,se fosse vc eu estaria preocupada,teriamos outro safado e assassino na P.M.C. O ADAIL PINHEIRO GANHOU DUAS ELEICOES SEM SEU APOIO,ISSO SIM ME DEIXA FELIZ!

Anônimo disse...

Padre Zezinho
A sua máteria está ótima
Coari precisa obrir os olhos
Tem muita gente agora se vestindo de cordeiro
Gente que ganha dinheiro de forma errada com licitações superfaturadas.
O povo não é bobo assim como muita gente pensa
As licitações de Combustível nos últimos dois anos firam milionárias
Onde foram colocado esses combustíveis?
Coari não teve obra nenhuma e mesmo se tivesse a responsabilidade era da construtora
Será que este combustível saiu do posto ou foi só a nota?
Abra os olhos Coari

Anônimo disse...

eu vou na passeata do transito
quintas feira dia 16 as 8 e meia. vamos lá povo de Coari, kero ver todos lá.

fuiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

Blá,Blá,Blá de beira de esquina não resolvem nada, é preciso agir e direcionar as ações aos orgãos competentes, ou seja, provocar a justiça.
É preciso lutar contra essa maldição que está enraizada em Coari. Sem luta não á vitoria e nem historia.
Desculpem, já estava esquecendo qua a nossa justiça é blanda e lenta feita para tartarugas (me desculpem também as tartarugas). A nossa jurisprudência permite até que o prefeitinho atual mesmo estando condenado a 8 anos reclusão e com o mandato cassado fique aguardande a apreciasão do recurso de EMBARGO DE DECLARAÇÃO em liberdade e no cargo. Que país é esse.

Anônimo disse...

E verdade que os amarrados, tem suas preferencias por ganhar um emprego, eu sou um deles, mais não vou votar na mesma pessoa, porque me decepcionou muito, pensei que ele seria vereador de Coari e o mesmo não foi, foi verador do barnaldo Mentirouso, seu nome não vou falar agora, mais ele foi presidente do servidor publico, e agora é sua mulher.

alguem sabe quem é?

é isso ai, é ele mesmo, nunca mais voto em você

Anônimo disse...

Os mesmos!

Permaneseram os mesmos oportunistas.

manter os mesmos secretários é transparecer que esse grupo do poste não tem nenhum compromisso com os anseios do povo...

professor Eloym Assunção
Professor arlindo Mitouso
professor natinho
professor Alves

são todos da mesma laia...
maior decepção! para o povo de Coari.

fora grupo do Barnaldo

fora vorax....

Anônimo disse...

É com grande satisfação que ironizo alguns comentários. Ser feliz com desvio de dinheiro público e com pedofilia é fazer parte da gangue, e usar alguns comentários para fazer campanha é de mais! Cuidado minha gente, caráter não é pra todo mundo. Tenhamos só um pingo de dignidade para sermos chamados de "homens".

Anônimo disse...

Pessoal cuidado com o Isaías! Isso pode ser truques de campanha política. Conheço esse camarada como motoqueiro...