quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cipós


Um ano após iniciadas as articulações para a cessão do uso, para o Governo do Amazonas, de parte das fibras óticas do Gasoduto da Petrobras no trecho compreendido entre Coari e Manaus, a Telebras anunciou na última sexta-feira (10/02), por meio de viodeoconferência, que o acordo está confirmado. O secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, um dos mentores e articuladores do projeto, enfatizou que “se pouco representa para outros estados conectar sete municípios por meio de fibra ótica, para o Amazonas vai proporcionar uma revolução”.

A expectativa é que a conexão desses municípios acarrete impactos positivos na área da saúde, deslanchando programas de telessaúde e prontuário on line, por exemplo. “Na educação, a integração entre escolas e outras instituições de pesquisas, acesso a banco de dados, livros e a capacitação de professores são apenas algumas das possibilidades”, afirmou o secretário. “O cidadão se sente muito mais cidadão quando tem o direito de falar e de se manifestar. A internet é o veículo ideal para isso”, disse Odenildo. Leia mais.


Quando Orellana e Frei Gaspar de Carvajal desceram o grande rio das Amazonas no século XVI se impressionaram com a comunicação que havia entre as centenas de povos que habitavam as beiradas d'água; pois, todas as vezes que eles chegavam numa aldeia, os indígenas já sabiam que estavam vindo. Como essa comunicação se dava é que eles não sabiam. Centenas de anos depois da viagem dos expedicionários, os estudiosos descobriram que havia um teia complexa e eficiente de caminhos que ligavam os grupos humanos e por elas a comunicação acontecia, rápida e prática.

O processo colonizador sem entender as diversas relações sociais dos povos que por aqui viviam, destruiram grende parte de um mundo construído em milhares de anos. Uma das estruturas que foi quebrada foi a da comunicação. E por centenas de anos, até hoje a distância tem sido um entrave na comunicação dos povos da imensa floresta.

O rádio com suas ondas mágias quebrou um pouco o silêncio e colocou as pessoas em sintonia uma com as outras. Agora nossos municípios começam a ser ligados pela fibra ótica, um fio fino e potente, que se entrelaçará com a infinidade de cipós, ligando mundos diversos, pessoas e realidades com modo de vida completamente diferentes.

É um mundo que se abrirá as nossas portas, melhor dizendo, dentro de nossas casas. Se aprendermos a usar poderemos com ela dizer ao outro mundo as nossas mais diversas realidades. Expor toda nossa beleza e os nossos desafios. Diferente do rádio que a palavra está com o locutor, com a internet qualquer pessoa com um computador ligado a ela, é o próprio relator de suas histórias = pessoa = casa = comunidade = rios e lagos; enfim, uma oportunidade de dizermos o que somos e temos.

E melhor ainda, se o serviço estiver a nossa disposição antes do começo do período eleitoral desse ano. Será um eleição marcada pela força da internet. Particularmente estou torcendo para isso acontecer. Com certeza, nada substitui o real, porém, ele pode ser mostrado como de fato é. E a forma que iremos usá-la, pode fazer a diferença; e depois disso, as eleições nos municípios por onde ela passar, poderá, nunca mais serem como foram. Agora, só depende de nós!

Nenhum comentário: