quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Missão do Cuidado



Todos os anos faço uma lista de coisas que farão parte do meu projeto pessoal de vida. Para esse ano me propus de fazer um pequeno retiro de um dia, na quarta-feira de cinzas. Esse dia chegou e é hoje. Também tinha me proposto que no final faria um post sobre a Campanha da Fraternidade.

Porém, as coisas nem sempre são do jeito que programamos, a vida tem seu próprio curso e nos conduz para onde não queremos, para onde ela deve de fato ir. Na sexta-feira, senti um leve mal estar que atribui ao cansaço dos dias de intenso trabalho mental. Tive um fim de semana cheio e na segunga de manhã, amanheci com o corpo meio dolorido.

Hoje, quarta já meio recuperado de dois dias de gripe, virose e de estado febril; o retiro teve que acontecer, sendo pelo que me propus, como pelo meu estado de saúde. Coincidência ou não, o tema da Campanha da Fraternidade é justamente esse: "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema: " Que a saúde se difunda sobre a terra (Eclo 38,8).

Sentindo no corpo a força da doença, encontrei no texto base da campanha, passagens que são um retrato fiel do que vivi: "com a doença passamos a perceber o corpo como um 'outro', independente, rebelde e opressor. Ninguém escolhe ficar doente. A doença se impôe. Além de não respeitar nossa liberdade, ela também tolhe nosso direito de ir e vir. A doença é, por isso, um forte convite à reconciliação e à harmonização como nosso próprio ser."

 O texto diz tudo do estado do corpo doente e mais ainda; fala da importância da solidariedade dos outros na nossa vida enquanto estamos doente: "a doença é também um apelo à fraternidade e à igualdade... diante de tal realidde, a atitude mais lógica é a da fraternidade e da solidariedade." Quero assim expressar os meus agradecimentos aos que se manifestaram solidário nesse dias em que o corpo pareceu navegar num mar de espumas.

A Campanha da Fraternidade tem como Objetivo Geral: "Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoa na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde."

O texto base do documento, seguindo a dinâmica do ver, julgar e agir, quer refletir sobre a atual sitaução do Brasil e convidar os católicos e as pessoas de boa vontade a uma inquietação que busque e cobre mudanças no nosso sistema público de saúde.

Sabemos que a saúde pública no Brasil anda meio doente e falta muito para atender com o devido merecimento o povo brasileiro. Faltam médicos, hospitais e todo o resto, paro aqui, pois, a lista é grande. Serão 40 dias, o tempo da Quaresma para refletir sobre os mais diversos desafios e progressos adquiridos pela nossa saúde pública.

Nas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos da Igreja Católica no Brasil serão muitos os momentos de oração e reflexão sobre essa temática nesses dias da Quaresma, todos querendo e sonhando um saúde melhor, um país melhor.

Boa e Santa Quaresma a todos!


4 comentários:

Anônimo disse...

Padre estava buscando informações sobre a campanha da fraternidade 2012 e descobri que em 1981 a CF também abordou o tema saúde. Que tal um poster sobre a diferência da campanha de 1981 para esta de 2012?
Estimo sua melhora...
Um braço...
PAZ E BEM

Anônimo disse...

Sabemos que os problemas na saúde pública é culpa dos nossos governantes e da nossa justiça que é lenta e branda. Hoje, 22 de fevereiro de 2012, já completaram 3 meses que o atual prefeito de Coari foi condenado a 8 anos de reclusão pela assasinato do ex-prefeito Odair Carlos Geraldo e com mandato cassado pele TJ/AM, em 22/11/2011, e a sentença não foi cumprida. Só depois que for julgado o Embargo de Declaração que seus advogados recorreram da decisão no dia primeiro de dezembro de 2011.
Afinal o que é o recurso de Embargo de Declaração?
Embargo de declaração é um recurso, que tem por finalidade o esclarecimento de omissão, contradição ou obscuridade contida na decisão.
Será oposto no prazo de 5 (cinco) dias, contados da intimação da decisão atacada, devendo ser dirigido ao Juiz ou ao Relator que prolatou a decisão.
Recebido o recurso, o Juiz julgará o embargo de declaração, ou seja, o Relator apresentará à mesa para julgamento na sessão subseqüente, proferindo voto.
Espero que com a volta de férias da Relatora, Graça encarnação, em março deste ano, seja julgado tal recurso.

Francisco José disse...

Salve gente de Deus,
Paz e Bem
Agradeço sua sugestão de fazer um post comparando a CF 1981 com a desse ano. Seria interessante. Fidícil é o material e o tempo para fazer a pesquisa.
Abraços

Anônimo disse...

"Saúde Pública" no Brasil e em especial em nossa querida e milionária Coari está doentissima! Os poderes; Executivo, Legislativa e Judiciários de nosso país estão cada vez mais doentes de pessoas honradas e honestas. E nós o povão, continuamos a aceitar todos esses desmandos quietinhos que nem cordeiros, será? Em Coari falta medicos, medicamentos básicos e tantas outras pequenas coisas e o meu dignissimo prefeito continua exonerando funcionários que trabalham e deixando os que nem comparecem ao setor onde deveriam prestar serviço, que maravilha... esse é o meu querido prefeito. fessor Alves de Coari/AM cadê você? o Barnaldo está prestes a ser preso e precisa de seus comentários para defendê-lo.