quinta-feira, 1 de março de 2012

As Pedras de Tropeço na Construção de uma Ponte de Barro


A arquitertura moderna em busca da beleza, funcionalidade e respeito ao meio ambiente, está conseguindo construir obras que além de melhorar a qualidade da vida humana, respeita a vida da natureza. As pontes construídas pelo mundo são maravilhas que combinam arte e segurança, facilitando a vida do povo daquele lugar. Vejamos: Braília, Lisboa, Nova York, entre outras pelo mundo.

A ponte no Rio Negro, ligando Manaus oa município de Iranduba; mesmo sendo construída superando todas as expectativas econômicas, mais de um bilhão de reais; segue esse padrão da engenharia e arquitertura mundial, levando em conta a funcionalidade, a beleza arquitertônica e o respeito ao meio ambiente.

Com certeza e quem tem atravessado a ponte é testemunha de que o município do Iranduba já não é o mesmo; inúmeros são os mais diversos tipos de investimentos; indo da área da construção civil a pequenas criações de animais domésticos e plantações de verduras; servindo tanto aos grandes empresários, como aos pequenos agricultores que vivem da economia de pequenos sítios.


Os administradores de Coari, nadando contra a lógica da engenharia e arquitertura mundial, e desafiando a natureza seguem depois de muitos erros aterrando nascentes, braços de igarapés e igarapés, matando nosso mundo das águas. Mesmo sabendo que a água é um dos bens mais preciosos da humanidade, de grande valor econômico e combustível essencial para o funcionamento do corpo.

Depois de três aterros no Igarapé do Espírito Santo, que teima em seguir vivo porque é santo; a bola da vez é o Igarapé do Pêra. O grupo de Adail Pinheiro tentou construir uma ponte com a tecnologia das pedras fundamentais. Foram duas pedras, muitas festas para comemorar; porém, elas não foram suficientes para ligar um lado ao outro, atravessando o Igarapé. As pedras hoje são atrapalhos, pois, estão dificultando a passagem para a cidade encantada e são pedras de tropeços para os botos namorarem.

O grupo do Arnaldo, resolveu solucionar o problema, construir a ponte, ligar o Pêra ao bairro de Chagas Aguiar com uma nova tecnologia de construção de pontes; construir uma ponte de barro; conforme se vê na foto acima. Esqueceram de lembrar aos engenheiros que já temos três desse tipo em Coari e se chamam aterro. Um método totalmente ultrapassado, pois, como já sabemos, é uma afronta a natureza.

A terra do gás e do petróleo está localizado no centro do Amazonas, sendo o município mais rico do interior do estado, deveria no mínimo com esse dinheiro construir obras para facilitar a vida do povo e uma ponte que se preze deveria levar em conta a praticidade, melhorando a vida do povo do Pêra, porém, sem ser ofensiva a natureza e de quebra ser uma obra de arte. Dinheiro temos!

Até quando vamos continuar matando as obras da Criação de Deus?


12 comentários:

JASS disse...

AMIGOS O NOVO TEMPO JÁ ACABOU MESMO O SENHOR ARNALDO MITOSO "PREFEITÃO DO BOM" ~DEU PINO NOS DONOS DAS TERRAS A PONTE FOI PRO BELELEU.NÃO ESQUEÇAM SENHORES QUE O VICE-PREFEITO RAILSON "VICESÃO SURDO E MUDO" TÁ SÓ VENDO O BARCO SUMIR A POPA. NÃO TEM ATITUDE DIGNA DE UM CIENTISTA POLITICO ETA COARI SEM RUMO

Anônimo disse...

Ogrupo do desmando insiste em esquecer que ostrabalhadores da camara Municipal de coari. sou funcionario e acho que o grupodo arnaldo brinca com a fonte de vida economica das failias que dali ganha seus meios de viva.

e com isso nã se brinca...

se tem alguma coisa contra o presidente da camara, ele que lava sua roupa suja lá com ele. os funcionários precisam de suas fontes de renda...

fora arnaldo...
terceira via urgente...

Anônimo disse...

o igarapé do Pera precisa ser respeitado...
a Mãe Natureza agradece...

não somos contra a ponte, mais é preciso fazê-la com "DECENCIA E SEM IMPACTOS AMBIENTAIS...

" O HOMEM PRECISA URGENTEMENTE CONVIVER EM HARMONIA COM A NATUREZA. RESPEITANDO-A E CONSERVANDO SUA IMPOLUTA SOBERANIA NATURAL".

TA DE PARABENS AO MINISTERIO PUBLICO. e a Dr. Juíza pela ação em prol do meio ambiente.

Anônimo disse...

Realmente o Governo do novo tempo continua cometer tantos absurdos, que chega a envergonhar os pobres eleitores que foram enganados e votaram nesses incompetentes.Se essa é a única obra que esse governo pretende realizar e porque não pensam um pouco, e fazem uma obra bem feita, útil, prática e com economia de recursos financeiros e de preferência, sem agredir a natureza? Não entendo, como esses adminitradores, tão bem preparados, vivem metendo os pés pelas mãos, sem planejamento, sem visão de futuro, sem eficiencia e eficácia em suas ações, parecem amadores na arte de administrar, parecem brincar de deuses e a seu bel prazer brincam com as vidas de nossa população, fazem e desfazem como querem, do jeito que querem, sem dar satisfação do que gastam, onde gastam, seus planejamentos, suas execuções financeiras. Ultimamente tenho acessado o site da prefeitura de coari e não há ali naquele espaço nada que se aproveite, não conseguem sequer utilizar um ótimo espaço de comunicação como aquele a seu favor. Padre, eu quero muito ouvir os argumentos dos cabos-eleitorais de ARNALDO MITOUSO trabalhando nas próximas eleições, o que será que eles argumentaram junto a população no intuito de ganharem as proximas eleições? Eles devem estar bastante confiantes no poder do dinheiro e na manipulação da máquina pública para estarem agindo dessa forma, e cometendo tantos erros primários que chegam a beirar o rídiculo. Só lamento mesmo pelo nosso sofrimento (da população) e pela grande decepção que foi esse governo, só no resta aprender e não cometer mais os mesmos erros.

Carlos disse...

Os aterros que foram feitos nos igarapés existentes em nossa Coari, desde de sempre foram crimes barbaros contra a mãe natureza. E tudo isso aconteceu se a devida necessidade, pois desde então já era possivel construir pontes de estrura armada, mesmo eu não sendo engenheiro civil sei disso. Até agora ainda não entendi porque esse absurdo foi praticado. Começou com o aterro do contorno, que se tivessem pessoas inteligentes a frente de tais obras com toda certeza esses crimes não teriam acontecidos. Agora em pleno século 21 ainda são feito aterros. Que vergonha para nós coarienses e que maldade contra a tão sofrida, bela e explorada natureza...Por favor sr prefeito e seus auxiliares não cometam mais tais barbaridades!!!

Anônimo disse...

Mesmo contra os arautos do mal, a Ponte do Pera será construída, para o bem de muitos e o mal de poucos.

Anônimo disse...

Padre Zezinho nõ seja agorento, deixe o Arnaldo trabalhar.

Francisco José disse...

Ao anônimo,
Paz e Bem
O que mais eu quero é que o Arnaldo trabalhe, afinal de contas ele ganha 22 mil reais por mês; mais do que o salário do prefeito da cidade de São Pualo, a cidade mais rica da América Latina:
1. Começe pagando os funcionários na data certa,
2. Melhore a saúde,
3. Melhore a educação,
e para não ir muito longe, cumpra as promessas de campanha = asfaltar a estrada do Itapéu, construir a biblioteca, o estádio...
... chega, pq sei que nada vai fazer. Com o seu grupo a única coisa que sabe fazer é mágica, fazendo sumir os milhões que entram mensalmente no cofre do Palácio 02 de agosto... Cadê a prestação de contas pública, conforme alardeava no período eleitoral; as pretações de contas seriam colocadas em outdoors espalhados pela cidade, até agora nunca se viu um!
...

Ayres Mardem disse...

DUAS FACES DA MESMA MOEDA
Prezado Padre Francisco,
No jornal A CRÍTICA de 01/03/2012 foi publicada a seguinte manchete: “Amazonino inaugura Viaduto do São José em clima de comício”.
No mesmo jornal e no mesmo dia, é publicada uma outra manchete: “Demora e falta de linhas de ônibus incomodam amazonenses”.
Ou seja, as pessoas que apareceram para participar do verdadeiro CIRCO em que se transforma a inauguração de obras demagógicas e milionárias, construídas com o dinheiro povo e inauguradas sempre ou quase sempre em épocas de eleição, são as mesmas que choram e lamentam às dificuldades que passam para se deslocarem pela cidade. Estas pessoas em geral, não estão preocupadas com preço que se paga por uma obra que deveria ser de utilidade pública. Desde que tenha uma festa na forma de CIRCO para comemorar, está ótimo.
Em Coari, pelo visto, as coisas não são muito diferentes. Basta refletir o que dia o texto posto por um anônimo: “Mesmo contra os arautos do mal, a Ponte do Pera será construída, para o bem de muitos e o mal de poucos.”.
Não se trata ser contra ou a favor do atual prefeito, ser contra ou a favor do prefeito anterior e sim analisar e refletir o quanto de criminoso é para Coari, para o igarapé do Pera e para a natureza a construção desse tipo de obra, o quanto isto vai custar aos cofres públicos e o quanto isto vai custar a todos nós num futuro não muito distante. Exemplos não faltam em Coari. Só não vê quem não quer ou quem está lucrando com estes tipos de coisas.
Ayres Mardem

Anônimo disse...

UNIVERSITÁRIO ANTENADO DISSE:
PADRE PARABÉNS PELA RESPOSTA.ACHO AS LEIS BRASILEIRAS AS MELHORES QUE MUITOS PAÍSES,MAS AS LEIS INFELIZMENTE EM NOSSO PAÍS SÓ EXISTEM PARA OS POBRES, OU SEJA O POBRE É QUEM PAGA TODA A CONTA.
E O POBRE ACREDITA EM SALVADOR DA PÁTRIA EM POLITICO QUE SÃO CAPAZES DE VENDER ALMA AO DIABO PARA GANHAR ELEIÇÃO. MUITOS CANDIDATOS ESTÃO COM PLANOS PROJETOS E EMPREGOS PARA TODA FAMÍLIA QUE VOTAR NELES ESSE ANO ELEITORAL MAS SOMENTE NA TEORIA NA PRATICA NÃO SÃO CONCRETIZADOS.

OBS:NUNCA VENDA O SEU VOTO É CRIME
VC PODE DENUNCIAR PARA O MINISTÉRIO PUBLICO AS PESSOAS QUE QUEREM COMPRAR O SEU VOTO...
OBRIGADO E UM ABRAÇO A TODOS QUE ACOMPANHAM O BLOG...

Anônimo disse...

E muito descaso Coari a 30 anos atrás tinha uma ponte feita de madeira e não tinha este recurso que tem hoje, agora entra milhões de Reais, hoje a administração não tem competência de projetar uma poste que não degrade o meio ambiente principalmente um igarapé como o do bairro do Pera. Ate agora não dar pra entender.O municipio tem recursos suficiente para construir uma ponte descente, para os moradores do bairro do Pera ou seja de concreto armado com pilares, não como estão fazendo, aterrando o igarapé, para se tornar o maior foco de dengue...
Dra Ana Paula a senhora está de parabéns em ver esse grande erro. não sou contra a Construção da ponte, mas que faça um trabalho bonito o povo merece.....

obrigado...

Carlos Henrique disse...

Concordo que a ponte do Pêra é uma necessidade para os moradores daquela área, agora fazer aterro matando os igarapés de Coari e continuar roubando o dinheiro do municipio e vir com a desculpa de dividas dos administradores ateriores é demais. Arnaldo cria vergonha na cara seu bandido e começa a fazer aquilo que vc disse que ia fazer em prol do municipio de Coari e sua população. Atualiza o nosso pagamento e coloca pessoas capacitadas na folha de pagamento para vê se diminuem os terriveis erros que vem ocorrendo naquele setor...