terça-feira, 27 de março de 2012

Outra Amazônia é possível?

Parte 1 - Desmatamento para o agronegócio

O capital dos grupos nacionais e internacionais que usam das forças das elites políticas e econômicas locais não se contenta com a ocupação do território, muitas vezes à custa das populações tradicionais. Ele transforma a terra do povo, terra de sua vida e de seu trabalho, em terra de negócio para lucro de poucos.


A realidade histórica desse processo de ocupação nos diz que tudo começa com o desmatamento de grandes áreas para o aproveitamento da madeira. O desmatamento é movido por diversos setores econômicos e sociais. São diversas razões e causas, inúmeros padrões e dinâmicas de ocupação humana na amazônia que se traduzem por um único e aparente resultado: a substituição da cobertura florestal por outras formas de uso e ocupação das terras.





Em seguida, depois da madeira cortada, selecionada as que entram no mercado; a terra dar lugar à pecuária de grande porte. Amazônia é a região brasileira que mais produz carne bovina e os pecuaristas do momento, comemoram recordes e mais recordes todos os anos, levando o Brasil ao primeiro lugar na criação de gado e venda de carne. As exportações deixam grandes valores nos cofres do governo.


Quando a terra já não serve para o gado, começa então um novo capítulo da novela, dessa vez, entra a soja. A floresta transforma-se, em geral, em grandes extenções de plantações de grãos.

Esse modelo de desenvolvimento que, sobretudo na Amazônia, é concentrador nas mãos de poucos, é devastador e violento, vem sendo apoiado pelos governos que o favorecem finaceiramente e com incentivos fiscais, em detrimento do modelo de ocupação do território praticado pelas populações tradicionais que nunca recebem, dos poderes públicos semelhante apoio a que têm direito.

O prejuízo para as populações tradicionais é imenso. privados de seus territórios, muitos se sujeitam a trabalhos em condições de escravos.

E assim seguem os projetos que na força da grana destroem coisas belas!

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem é o dono do Jornal Eletronico "BANZEIRO"?

o ARLINDO MITOUSO OU O milhão?

Poruq eles não divulgaram os tiros que o Arnaldo JR. deu no França.?

Quem ta pagando isso?
o povo de novo?

já não basta as lutas que eles promoveram no centro de evento! onde funcionários da sec. de cultura e da sec. comunicação estavam trabalhando NO envento do JAMES MITOUSO.

"QUEM É QUE VAI PARA POR ISSO"