sábado, 10 de março de 2012

Velhos Poderes


Alguém pediu num comentário que escrevesse um post sobre os direitos e os deveres dos poderes executivo, legislativo e judiciário; são assuntos que deveriam fazer parte dos programas curriculares desde os primeiros anos em nossas escolas. Infelizmente estamos cada vez mais ignorantes das estruturas de funcionamento do nosso país. Como dizia o hoje deputado federal Tiririca em sua campanha eleitoral: “você sabe o que faz um deputado federal? Nem eu!” Se ele se elegesse, saberia. Desconfio que até hoje, não sabe.

Os movimentos sociais que pipocam pelo mundo estão questionando “as velhas formas de poder”; tanto as ditaduras definidas, como as disfarçadas de democracia; conduzidas com as rédeas curtas pelas regras do mercado, dos grupos econômicos, das elites econômicas que obrigam as elites políticas a jogarem os seus jogos. São governos que trabalham para enriquecerem a si, suas famílias e grupos, e cada vez menos estão a serviço do povo.

Se de um lado as pessoas percebem a necessidade de mudar as formas dos poderes e como estão sendo conduzidos; questionando através dos movimentos que enchem as ruas e praças; do outro temos os que estão no poder se acuando, porém, buscando encontrar nos poderes constituídos e que dominam; novas ferramentas para continuarem onde estão. Quanto mais ficamos pobres, analfabetos (e aqui também entram os universitários, segundo o MEC, 35% dos universitários no Brasil são analfabetos funcionais, isto é, leem um texto e não entendem e podem ter certeza, em Coari esse número é bem maior) e os serviços prestados ao público continuarem ruins, a segurança gerar insegurança e violência, mais precisaremos dos donos do poder.

No papel os direitos e os deveres dos nossos poderes constituídos estão claros; na prática, a funcionalidade deles são outros 500. E com certeza, são poucos os que fazem parte desses poderes que querem que eles funcionem como deviam ser. Para eles está bom assim, muito bom. O legislativo é o que mais tem perdido o sentido de ser; entre os três poderes. Este mais que os outros, precisa urgentemente ser revisto e mudar. Somente nos grandes municípios ele funciona mais ou menos pressionado pelos diversos movimentos sociais, próprios das cidades grandes.

Judiciário como o da terra do gás e do petróleo não faz falta nenhuma. Vivem com a fixação de ganharam o mais que puderem do município e em campanha eleitoral permanente. E para a desgraça dos coarienses, nessa próxima eleição o número vai crescer; passará de dez para quinze. Mais despesas inúteis. Se com dez vereadores o dinheiro do município mais rico do interior do estado do Amazonas, quase não está dando para pagar os funcionários; com 15 vereadores, o município viverá com eternas dívidas!

2 comentários:

Anônimo disse...

De fato seu padre: vivemos em um país de ditadores disfarçado de um estado democratico! Concordo com o senhor quando diz que em Coari e nos estados menos desenvolvidos o analfabetismo é aterrorizante. Prova disso é o segundo comentário feito no post referente ao dia internacional das mulheres. Agora os três poderes constituidos realmente nunca funcionam, a não ser para os menos favorecidos, já para os poderosos a "justiça" não consegue puni-los, pois ela é cega, lenta, corrupta e burra. Quanto ao poder legislativo de Coari, os atuais vereadores, assim como os das legislaturas passadas só querem saber de dinheiro e esquecem de suas verdadeiras funções...2012 chegou vamos esperar que haja mudanças e isso só depende de nós eleitores. Se faz necessário mudar tudo e todos... Um abraço!!!

Emanoel Filho disse...

No passado matérias como Moral e Cívica, OSPB, Música, faziam parte da grade de matérias obrigatórias...e agora? Acabamos com a grade antiga, passamos a copiar os patrões norte-americanos e descaracterizamos o nosso ensino...Era tudo que eles queriam para fazer a lavagem cerebral. Sabe em quanto tempo, depois que reformássemos nosso ensino por nós mesmos, demoraria para que adquiríssemos civismo, patriotismo e essas coisas "ultrapassadas"? Sabe-se lá... Portanto, reclamar do político miúdo é bobagem. A NOSSA "ELITE", famiglia Marinho, civita, frias e mesquita nos entregaram e entregam todos os dias de mão beijada aos nossos "patrões"...