sábado, 25 de abril de 2009

Escola N. S. P. Socorro

Esta foto foi feita em abril de 2006, quando estava diante da escola este placa, como também em outras entidades de ensino do município. Lembrando que havia ainda a construção dos ginásios, eram para ser dez, ao menos foi o que se anuncia, só cinco apareceram, tudo nessa época.

Para que não esqueçamos esse ano foi de eleição para governo do Estado. Nela o atual governador, se reelegeu com uma campanha multi-milionária, batento o fortessímo Amazonino Mendes. De onde saiu tanto dinheiro?

O "Colégio", nome como conhecemos carinhosamente a Escola N. S. P. Socorro recebeu o montante que está na placa para sua reforma. Lavaram o telhado, arrumaram os sanitários e passaram uma mão de tinta e quase que o dinheiro não dava!

Esta semana o "Colégio" fez mais uma ano de sua existência, e este ano, por coincidência na semana da educação.




Contruído pelos padres, a Escola "educou" gerações e gerações de coarienses. No começo de sua existência e isto por muito anos, ele foi administrado pelas "Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo", que tanto saudades deixaram nas primeiras turmas, é só perguntar dos alunos das primeiras turmas. A geração que hoje tem entre 55 a 80 anos.

Atualmente a administração está entregue ao governo do Estado e vive o drama da educação pública. Mesmo assim, ainda se mantém como a melhor escola do município. Daí saem as melhores notas dos medidores da qualidade de Ensino e a maioria dos alunos para a UEA, IFAM e UFAM. Ao menos até o ano passado.

Sua beleza arquitetônica perdeu muito com a cosntrução do Ginásio São José. É que os engenheiros, gente que nunca nem veio em Coari, todos de fora, construíram o ginásio do lado em que as salas tinham uma vista de uma beleza sem fim do rio Solimões. A obra está como um muro tapando tudo. Era uma paisagem de inspiração poética. Eis a força da grana destruindo o belo.

No Colégio estava lotado bons professores, por isso a excelente qualidade da Educação. Este ano, visto que grande maioria deles optou por mudança na eleição passada; houve uma verdadeira retaliação dos professores de lá. Vários foram mandados para outras escolas. Perseguição? Que é isso companheiro... isso não existe em Coari!

Enquanto isso nosso velho e bonito "Colégio" segue sua estrada. Parabéns e Muitos anos de vida... se conseguir sobreviver!!!

Nenhum comentário: