sexta-feira, 24 de abril de 2009

Semana da Educação na Terra do Gás e do Petróleo - Para inglês vê!

Hoje de manhã andando pelas ruas do bairro Urucu me encontrei com essa pequena passeata. Eram crianças de algumas escola do bairro; não fiz muita atenção para saber qual delas.

Retornei ontem a cidade, vindo de uma viagem de uma dúzia de dias. Como viram/viu quem por aqui apareceu que as postagem encolheram, isto devido os compromissos assumidos fora.

Chegando e ter encontrado com esse grupo de criança, já foi uma novidade.

Depois me chegou a informação que durante essa semana - semana da educação - foram várias atividades acontecidas nas escolas para marcar esses dias. Esse tipo de programação sem uma mudança do modo de como a estrutura do mundo da educação se move em Coari, nada mudará.

São ações inúteis. Para inglês vê.


Porque não se toma vergonha e encara o problema de frente? Seria mais honesto com a população e principalmente com os professores e estudantes.

Desde de concursos para eleger gestores, passando por um plano de cargos e salários para os professores, motivação profissional, diálogo com o sindicato da categoria, liberdade para aulas - sem perseguição...

Pobres crianças, farão pesseatas inutilmente... nada vai mudar!


Obs.: Lembrando que a classe dos professores coarienses não votou no atual grupo que administra a cidade. Entre 90 a 95% votaram contra. Mover esse interesse talvez seja o maior desafio da educação de Coari.

Talvez a mudança da chefe da Seduc seja um sinal positivo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo Machiparo,nossa educação esta um caos, é uma pouca vergonha esqueceram de educar, ea preucupação maior e alcançar o indice do IDB a qualquer custo sem analisar as consequencias deste processo faz de conta, tudo é um faz de conta: professores faz que ensina e aluno faz que aprende.
Outra grande preucupação voltada para coari e o total envolvimento da nossa educação com o sistema capitalista...os nossos gestores tomaram gosto da corrupção e não mais se preucupam em educar, tudo circular em volta de politica, usam a educação para politicagem tentando manobrar e vincular todos os beneficios fornecidos pelo governo federal como sendo municipal. Isso sem falar que os alunos estão sendo empurrados com a barriga, não se pode reprovar aluno, o aluno tem que ser aprovado a qualquer custo para etapa seguinte sem levar em conta o seu apredizado... aonde vai parar essa pouca vergonha...estou formando este ano em matematica...e ja me envergonho de ser um futuro docente, pois como vou ser um bom profissional com esse sistema educacional maquiado.