segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pucallpa - Perú

Sexta no fim da tarde, deixei Iquitos depois de mais quatro horas de atraso. O aviao que chegava lá de Lima, parece que nunca chegava. O aeroporto minúsculo, sem ter muito o que fazer, foi uma espera tediosa.
Aí pelas sete da noite, cheguei em Pucallpa. Pucallpa é uma cidade do Peru, capital do departamento Ucayali e da província de Coronel Portillo. Tem cerca de 311 mil habitantes.

O que me impressona por aqui, como também em Iquitos é que essa cidade é a cara desse país, que é a cara da América Latina. Países ricos, porém, empobrecidos. Encantadores e desafiadores.
Um povo vindo de cultura mileranas, mais destruídas pela colonizaçao. Povos que nunca mais conseguiram caminhar com suas próprias pernas, sempre em dependências dos diversos impérios desse mundo.



A cidade é de uma vivacidade impressionante, com um povo alegre e triste. Ruas com um comércio forte, ruas abandonadas na periferia cheia de "ocupaçoes".

Minha inquietaçao do será que vai ser sempre assim? Onde anda Deus diante de tanto sofrimento? Foi a pergunta do Papa Bento XVI quando visitou os campos de morte na Alemanha; agora também é a minha por aqui!!!

Nenhum comentário: