sexta-feira, 15 de maio de 2009

Iquitos

Para chegar a Iquitos, só mesmo de avião. A região fica no meio da selva amazônica peruana, distante 1.859 km de Lima. Com mais de 650 mil habitantes, Iquitos é ponto de partida para inúmeras aventuras na selva amazônica.

Em 1757, Iquitos foi escolhida como local estratégico para a unificação e a formação de um só grande povoado. Às margens do Amazonas, Iquitos hoje sobrevive da exploração de petróleo e de diversos projetos de utilização de recursos florestais. O nome Iquitos era o nome da etnia que habitava essa regiao. Hoje ainda resta um pequeno grupo na floresta e outros já se misturaram pelas cidades.

Os espanhóis colonizaram o país e a cidade teve seu crescimento econômico com a exploraçao da borracha. É desse tempo muitos e muitos prédios espalhados pelo centro histórico. Todos com sua arquitertura européia. Apesar de toda resistência indígena, grande maioria deles foram dizimados pelo europeus.

A Luta Continua - Mesmo depois de centenas de anos sendo humilhados e explorados, os Iquitos continuam suas lutas. As fotos acima sao de uma manifestaçao dos professores de educaçao física que reivindicam serem efetivados e terem seus salários melhorados.

Os professores estao acampados há dias em frente a Secretaria Estadual de Educaçao!

A cultura dos diversos povos da regiao é muito valorizada e assumida. Está sendo atravês da valorizaçao e do resgate cultural que estao conseguindo boas entradas econômicas, isto, dinheiro que vem do turismo.

Os turistas de diversos países do mundo; inclusive do Brasil, desembarcam na terra em busca de sentir e viver uma experiência genuinamente das diversas etnias presentes na cidade e nas comunidades indígenas mais próximas.


A comida peruana, uma mistura da alimentaçao das diversas tribos, cada vez mais é um atrativo turístico e está dia-a- dia fazendo parte do menú dos grande "chefs" do mundo.

É uma diversidade de cores, sabores e cheiros; nao dar para nao querer experimentar o famoso tacaccio com suco de curuba. Uma delícia!


Estas fotos sao as mais novas de todas. Foram feitas agora no fim da tarde. Sao de uma grande manifestaçao, kilométrica, que invadiu as ruas de Iquitos, em protesto contra as medidas que o governo está tomando contra os indígenas do país e a favor de diversas empresas, principalmente as de petróleo.

Os diversos grupos, representando categorias das mais variadas da sociedade, sairam de várias áreas da cidade e se encontraram em frente a sede do governo regional. Depois de várias formas de manifestaçao, seguiram caminhando e cantado pelas ruas do centro histórico.

Fazia tempo que nao via tamanha manifestaçao - El pueblo unido jamás será vencido - Se nao tem soluçao, terá revoluçao... Será¿¿¿

Nenhum comentário: