segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bio - Nosso Novo Eldorado

Quando os espanhóis desceram o Solimões em busca de riquezas, seu principal interesse era num reino chamado Eldorado, onde tudo era ouro. Puro mito indiígena e lerdo engano deles. Porém, a certeza que tiveram no fim da vigem, era de que a região inteira era um Eldorado só!


Hoje, quase 500 anos depois, mais que os espanhóis, o mundo todo sabe dessa certeza; a Amazônia é a maior fonte de riqueza do planeta terra. A impressão que fica é que somente os brasileiros não sabem dela. É a velha história, os pais são os últimos saber.


E é no saber, no conhecimento que está a grande questão. O mundo "desenvolvido" está se equipando cada vez mais de conhecimento e de tecnologia para ter as ferramentas necessárias, que lhe dão condições de fazer a grande reserva biológica se transformar em capital.



Eles sabem que nossas frutas, raízes, folhas, sementes, animais, cipós, entre outras riquezas; são matérias primas ricas para cosméticos e princialmente remédios. Há uma corrida maluca para encontrar remédios que curem as doenças degenerativas; principalmente cancêr e Aids.


Enquanto isso nossa educação acadêmica constrói caminhos na contramão. Nos faz ignorantes do nosso mundo. Não nos ajuda a construir saberes para tirar da nossa riqueza um patrimônio capaz de nos dar condições de uma melhor qualidade de vida. Mesmo os cursos de nossas univerisades não respondem, não formam uma mão de obra especializada para nossa maior riqueza que é nossa bio-diversidade.


E não são só de remédios e cosméticos que os estrangeiros estão atrás; também os grandes "chef" do mundo afora, estão cada vez mais fazendo viagens com a intenção de conhecer os sabores amazônicos. Há um interesse sem precedente pelos alimentos da terra, coisa única no mundo. As carnes do bichos do mato, carne de caça, sucos e cremes, nossos peixes, enfim, sabores sem igual, manjar dos deuses.


Aqui no Alto Solimões, na fronteira tríplice do Brasil, Perú e Colômbia estou conhecendo vários projetos voltados para a vida e sua diversidade, que estão tentando caminhar junto as populações dessas terras, desses países; querendo dizer que a maior riqueza está aqui mesmo. É só investir. Ainda há um longo caminho a ser feito, mais é preciso alguém começar... eis uma semente!

Nenhum comentário: