segunda-feira, 22 de junho de 2009

Um pedaço de nós

Ontem, 21 de junho a Loja Maçônica de Coari comemorou (mesmo sem comemoração) seu aniversário de fundação. 21 de junho de 1931. Uma das mais antigas instituições do município. De lá para cá foram tantos os momentos de alegria e desafios, de altos e baixos.

Não sou a pessoa mais certa para falar da instituição, visto, a ligação afetiva do prédio e com algumas pessoas do passado e do presente que marcaram a minha história e especialmente a de minha mãe.

Uma das lembranças mais querida da minha infância mora nesse casa, quando minha mãe assumia num projeto de educação de jovens e adultos do antigo "Mobral", uma turma estudantes com idade avançada. Enquanto ela pacientemente ajudava aos alunos fazerem caminho na escrita e na leitura, eu riscava papéis e pintava figuras. Foram minhas primeiras aventuras com o mundo do papel e da letra.

Também lembro dos projetos de solidariedade assumidos pela "casa", principalmente os do natal. Havia distribuição de cestas básicas a famílias necessitadas da terra do gás e do petróleo. Outros tempos da nossa história.

A história de Coari passa por várias gerações de Maçons que assumiram com alegria e esperança deiversos projetos pensando no bem comum.

Talvez na atualidade, o dia 21 pode ser um sinal de inquietação. O que faz a Loja Maçônica de Coari para e com os coarienses?

Qual o significado hoje dessa instituição que tanto peso já teve na vida dos coarienses?

Talvez no dia do seu aniversário... o tempo de tantas coisas boas do passado esteja pedindo novos rumos, perguntando pelo seu sentido.

Mesmo assim, independente de como está o atual grupo de maçons de Coari. Nossa Loja Maçônica merece nosso respeito e nosso carinho, pelo que foi e pelo que é.

Parabéns!

Nenhum comentário: