sexta-feira, 3 de julho de 2009

A matança dos inocentes

O Ministério da Saúde investirá R$ 9,3 milhões em ações pela redução da mortalidade infantil no Amazonas. O Amazonas registrou 11.878 óbitos infantis (crianças com menos de um ano de idade) entre 2000 e 2007. No ranking estadual, o maior número de mortes ocorreu nos municípios de Manaus (6.390), Parintins (399), Manacapuru (335), São Gabriel da Cachoeira (330) e Coari (294). Fonte: Ministério da Saúde.

Diante da constatação feita pelo Ministério da Saúde de que a terra do gás e do petróleo ocupa o quinto lugar no Estado do Amazonas em mortalidade infantil, só nos resta a pergunta : "O que é feito com tanto dinheiro que entra no município?"

Sendo o município mais rico do interior, Coari deveria ser o último município da lista, em mortalidade infantil, dos 62 que formam o Estado. Claro está que o dinheiro, que não é pouco, de fato é adminstrado apenas em função de uma pequena minoria; deixando de lado as reais necessidades da população, principalmente os mais pobres, que são os que mais morrem de fome - de desnutrição, de mal tratos, da falta dos diveros alimentos necessários para a vida...

É mais uma vergonha para nosso município. Uma terra milionária e ostentar os primeiros lugares da morte de seus filhos. A quinta cidade do Estado onde as crianças mais morrem.

Se há políticas públicas para diminuir a mortalidade infantil no município, não conheço; falta divulgação para ser conhecido pela população. Nessa área, como quase tudo pela cidade há descaso e abandono.

Por outro lado vivemos numa cidade que facilita a doença; não há um tratamento adequado da água, mesmo as de poço, são sucos de coliformes fecais e o sistema de esgoto, por toda cidade, deixa um rastro de imundície, e de doenças.

E a pergunta que não quer calar, fica gritando cada vez mais: para onde vai tanto dinheiro?

Para completar, as crianças que conseguem sobreviver a fome, quando maiores, são abusadas sexualmente. É dose!

Nenhum comentário: