sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Quando a ambição mata a esperança
A Amazônia é a região mais rica do mundo. Somos ricos de terra, água, animais, árvores e de infinitas riquezas. Aqui está a maior reserva biológica do planeta terra.
O município de Coari, situado no centro do Estado do Amazonas, um dos maiores do Estado em extenção territórial e dono de diversas riquezas. Nossos lagos eram povoados por centenas de espécies de peixes e contando que toda água era - é potável. Nossos rios estão imprestáveis de tanta poluíção.
Começamos despovoando nosso mundo das águas. Nesses últimos três séculos eliminamos comendo quase que noventa por cento dos nossos quelônios, principalmente as tartarugas. Em seguida foi o peixe boi.
Na década de oitenta e noventa num comércio com os traficantes da colômbia e do Peru, foi a vez do peixe liso. Toneladas e toneladas desse pescado foi varrido de nossas águas com a rede de arrastão e levados para Tabatinga-Letícia. Muitas dessas toneladas foram trocadas por cocaína ou serviam de lavagem de dinheiro.
O extermínio dos peixes continua e do jeito que vai, com o tempo entre 15 a 30 anos só os empresários de peixes é que terão peixe para vender. Se hoje o peixe já é caro no mercado de Coari, peixe vindo direto dos rios... pense lá quando eles só vierem dos viveiros.
Na década de noventa para cá cresce o negócio da madeira. Todos os dias as jangadas desciam o Rio Solimões em direção a Manaus, isto até o ano de 2000. Com a fiscalização do IBAMA depois do ano 2000, as coisas melhoraram um pouco.
Hoje a madeira é transportada em balsas e com o aval de nossos governantes, "documentada".
Atualmente Coari vive a era do petróleo e do gás. Aqui a história começa a mudar de dono. Antes as riquezas eram exploradas por particulares, pequenas ou médias iniciativas e o dinheiro estava na mão dos investidores, que faziam dele capital de lucro e de giro.
Agora sendo a Petrobras a única explorado do gás e do petróleo, dar para quem quer trabalhar na área e agora já não são particulares os donos do seu próprio trabalho, mais sim as empresas prestadoras de serviço, que de fato são capacitadas para o serviço.
O município recebe o que lhe cabe, o que a Petrobras lhe passa a cada mês. Esse é um valor de um prêmio de mega loteria, isso a cada mês. Esse ano temos 168 milhões para gastar.
A grana que destrói coisas belas então dominou os olhos, a barriga, a fé, as religiões, as amizades, as famílias, os espermas etudo mais que lhe vem pela frente. Espantou a curupira, o mapimguarí, a cobra grande e até o boto ficou sem as namoradas. Visto que a grana compra o cabaço das nossas adolescentes. Pobre boto!
Matamos Ajuricaba, matamos o Ivo e os sonhos... o que nos resta é acreditar no sorriso das crianças, as únicas capazes de sorrir da vida e restaurar a Esperança!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Juliana e tenho 12 anos, precisei fazer um trabalho de escola, cujo tema era parecido com este texto, então ele me ajudou muito...!

Beijos.!