sábado, 8 de setembro de 2007

Atravessadores de Peixes
Atualmente há muito peixe no mercado de Coari, mesmo assim os preços ainda são altos. Os rios da Amazônia foram fartos de peixes e de várias espécies. a pesca predatória ao longo dos anos tem cada mais esvaziado, despecado nosso mundo aquático.
No decorrer da história várias espécies já desapareceram.
O peixe no mercado da terra do gás e do petróleo é um dos mais caros do Estado do Amazonas, mais do que Manaus.
Além da taxa do mercado ou se pagam alguma taxa, o que mai encarece o peixe são os atravessadores. Esse é um comentário geral, porque que ná nenhuma iniciativa das autoridades competentes nessa área para deixar o peixe no mercado coariense mais acessível aqueles que ganham um salário, os que vivem de bico ou aqueles que nada têm.
Na foto um carregador de peixe que ganha em média de um a cinco reais por tabuleiro de peixe que carrega.

4 comentários:

Unknown disse...

Os caçadores de pedófilos
Julho 15, 2007 at 6:02 am | In EUA |
Dois americanos são as estrelas de uma nova especialização da advocacia:processos contra os abusos sexuais
cometidos por padres

Diogo Schelp

Nada demonstra melhor as agruras pelas quais passa a Igreja Católica do que o surgimento de uma nova e bastante rentável especialidade na advocacia americana: a representação de vítimas de abuso sexual cometido por padres. A maior estrela da categoria é Jeff Anderson, advogado em Saint Paul, cidade do Meio-Oeste, com mais de 1.000 clientes e 150 milhões de dólares em indenizações recebidas só da Igreja Católica - sim, ele também já processou pelo mesmo motivo outras confissões religiosas -, dos quais embolsou 60 milhões de dólares a título de honorários. Outro advogado bastante requisitado é o nova-iorquino John Aretakis, com 250 clientes. Como muitos de seus casos acabam em acordo e vêm acompanhados de uma cláusula de sigilo, ele não divulga o valor das indenizações. Contudo, em seu primeiro caso, em 1996, ele tirou 1 milhão de dólares da diocese de Albany, no estado de Nova York. De modo geral, as indenizações ficam entre 50.000 e 150 000 dólares.

A pedofilia é o crime que está na base da quase totalidade dos processos. São avanços de padres contra crianças e adolescentes, quase sempre do sexo masculino. Os escândalos envolvendo padres pedófilos varrem sacristias da França à Irlanda, do México ao Brasil. Mas por várias razões os Estados Unidos são um caso especial. Uma é a enorme quantidade de casos denunciados. Pelo menos 4.000 americanos já se apresentaram à Justiça na condição de vítimas de predadores sexuais camuflados por vestes sacerdotais. Outra razão é a tenacidade bem americana com que as vítimas levam seus casos à Justiça e exigem compensações. Uma terceira é a presteza com que a cúpula da Igreja Católica nos Estados Unidos recorreu ao talão de cheques para compensar os queixosos, pelos menos até os pedidos de indenização se tornarem uma avalanche no início desta década.

O acordo judicial nem sempre é capaz de apaziguar o sofrimento. O que mais horroriza os advogados não é o relato de como o sacerdote se aproveitou da autoridade conferida pela batina para tirar proveito da vulnerabilidade de meninos e adolescentes - e sim a quantidade de vítimas que se suicida, incapaz de conviver com a memória do abuso sofrido na infância. “Tive clientes que se mataram enquanto seu processo ainda estava em curso”, disse Aretakis a VEJA. Na semana passada, um dos clientes de Anderson cometeu suicídio. Ambos os advogados sustentam que seus processos - e a sangria que provocam nos cofres da Igreja - têm o saudável efeito de impedir que outras crianças e adolescentes sejam molestados pelo clero. “Nós temos o poder da verdade e eles têm o dinheiro”, costuma dizer Anderson a seus clientes.

Unknown disse...

Celibato e pedofilia
José Reis Chaves

A onda de pedofilia entre os padres da Igreja Católica, mormente a Americana, vem ocupando ultimamente amplo espaço na mídia internacional, inclusive na do próprio Vaticano. E o Papa João Paulo II chegou até a convocar, para uma reunião com ele sobre esse assunto, um grupo de prelados americanos, entre eles todos os cardeais dos Estados Unidos.

Foi o grande Papa São Gregório VII (papa de 1073 a 1085) que introduziu na Igreja o celibato obrigatório para os seus sacerdotes, agindo com a melhor das intenções, pois queria selecionar os candidatos para o clero, com exceção para os padres da Igreja Católica Bizantina, do Oriente Médio, já que a Igreja estava numa situação muito delicada naquela região, tendo em vista o Cisma lá irrompido em 1054, quando Cerulário, Arcebispo de Constantinopla, decretou a separação de sua Arquidiocese de Roma, fundando a denominada Igreja Ortodoxa Grega.

Muitos padres da Igreja Católica Bizantina já estavam aderindo à Igreja Ortodoxa Grega, por causa da questão Filioque (divergências sobre a Santíssima Trindade com relação à Igreja de Roma). E, se o celibato obrigatório fosse exigido deles, haveria uma debandada geral para a Igreja Ortodoxa Grega.

Sobre o nosso assunto em pauta, o Homem de Nazaré deixou claro que há eunucos de vários tipos, mas que os verdadeiros são os feitos pelo Reino dos Céus. Todavia, quando um jovem recebe o Sacramento da Ordem, tornando-se padre, ele não se transforma, como que por encanto, num desses eunucos santos. E eis aí a questão. Esse padre pode entrar numa forte crise existencial, pois que sua vocação sacerdotal pode ter sido uma ilusão, ou seja, fruto de um idealismo próprio da imaturidade dos jovens.

E, assim, ele está sujeito a aventuras amorosas, ou então, mais raramente, passará a sofrer distúrbios psicológicos, que podem levá-lo às tendências homossexuais ou pedófilas. Logo um padre, que deveria ser um modelo de moral e boa conduta para as outras pessoas, envereda-se pelo caminho das práticas pecaminosas e até criminosas, como no caso da pedofilia. Isso, como não podia deixar de ser,escandaliza tremendamente as pessoas. E aqui até vem à baila a conhecida frase paulina: “É melhor casar que abrasar”.

Embora tenhamos uma grande admiração para com a Igreja e o clero, custa-nos acreditar que o celibato forçado não tenha nada a ver com tudo isso que vem assolando a Igreja. E cremos que todas essas irregularidades existiam também no passado, só que eram abafadas, o que não se consegue fazer facilmente hoje.

E não seria a solução para todos esses problemas a extinção do celibato obrigatório para os padres? Por que não,se ele, como vimos, não existe para os padres da Igreja Católica Bizantina, se São Pedro era casado, e São Paulo disse que o bispo deveria ter uma só esposa, do que até se infere que o padre poderia ter mais de uma?

Autor do livro, entre outros, “A Face Oculta das Religiões”, Ed.Martin Claret

Unknown disse...

Bento 16 liderou "acobertamento de pedofilia", diz documento
da BBC Brasil

O papa Bento 16 desempenhou um papel de peso na ocultação sistemática de casos de abusos sexuais contra menores cometidos por padres católicos, segundo um documentário da BBC, "Sexo, Crimes e o Vaticano", a ser exibido na TV aberta britânica na noite deste domingo.

A reportagem do programa examinou um documento secreto interno da igreja, que instrui bispos como lidar com acusações de abusos sexuais cometidos por padres em suas paróquias.

O texto impõe um juramento, em que a vítima, o acusado e eventuais testemunhas se comprometem a manter sigilo absoluto sobre o caso.

A quebra do juramento levaria à excomunhão.

Veja cópia do documento da igreja (em inglês)

Durante mais de 20 anos, o homem encarregado de zelar pela obediência aos termos do documento foi o cardeal Joseph Ratzinger --antes de virar papa.

O documento, Crimen Sollicitationis (latim para Crime da Solicitação), foi escrito em 1962 em latim e distribuído a bispos do mundo inteiro, com a recomendação de que fosse guardado a sete chaves. Poucas pessoas de fora da igreja tiveram acesso a este documento.

O documentário, realizado especialmente para o programa de reportagens Panorama, apresenta material colhido nos Estados Unidos, Brasil e em Roma.

A reportagem é conduzida por Colm O'Gorman, em que sofreu um atentado violento ao pudor [foi violentado sexualmente] por um padre católico aos 14 anos.

O programa descobriu sete padres acusados de abusos contra menores vivendo no Vaticano ou em seus arredores.

Um deles, o padre Joseph Henn, foi indiciado, em um tribunal nos Estados Unidos, por 13 acusações de abuso de menores.

Durante as filmagens, O'Gorman descobriu que o padre Henn respondia aos pedidos de extradição do escritório de sua ordem religiosa no Vaticano.

A produção do documentário começou em março de 2002. O Vaticano recusou os vários pedidos feitos pela equipe para que fossem respondidos casos apresentados no filme.

A Igreja Católica tem cerca de 50 milhões de crianças em suas congregações.

No ano passado, vários casos de abusos vieram à tona nos Estados Unidos.

Segundo um relatório da igreja americana, ficou comprovado que em todo o país cerca de 4.000 padres foram acusados de abusos sexuais contra 10 mil jovens, na maioria meninos.

Unknown disse...

O polêmico padre José Pinto, 58 anos, que também é artista plástico e bailarino, foi uma atração à parte, na madrugada deste domingo, no "Festival de Verão Salvador". Cheio de disposição, o religioso subiu ao palco, por volta das 5h, a convite da banda baiana Psirico.
...
Há quem diga, inclusive, que rolou uma bitoca do padre na boca de Caetano, mas a foto não deixa claro.
...
Matéria completa no site de O Globo:
http://oglobo.globo.com/online/cultura/mat/2006/02/05/191581019.asp