As lembranças do dezembro coariense me fizeram lembrar da peça teatral "Folias do Látex" de Márcio Souza. Realmente nessa peça ele se supera ao mostrar com detalhes e encantamento como era a sociedade manauara e amazônica na época da borracha.
De um lado a vida dos pobres da cidade de Manaus, das cidades do interior e a vida sofrida dos seringueiros que viviam em estado de escravidão, sofrendo o pão que o diabo amassou e do outro lado os barões da borracha que estragavam dinnheiro com festas, mulheres toda sorte de desperdício.
O Amazonas nesse período tinha a segunda ecoomia do país. Manaus foi uma das primeiras capiral a ter energia elétrica, bonde, o primeiro curso de direito do Brasil. A arquitetura da capital mudou, eram casarões cópias de alguns palácios da Europa. A vida cultural imitando Paris e Londres.
Para a bela Manaus vinha gente de todo lugar, principalmente estrangeiros. Era comum se ouvir pela cidade gente falando outros idiomas do velho mundo. Só não se podia falar uma língua indígena, porque índio é bicho do mato. No meio dessa gente toda, vinha malandro de toda espécie e prostitutas, muitas prostitutas. Elas ditavam moda e língua, as preferidas eram as polacas e as francesas, lindas, linfas brancas, louras, ruivas. Tantos os malandros e as prostitutas vinham para Manaus atrás dos coronéis de barranco e suas fortunas. "Una notte de amore" valia muito, dois três contos.
Da Europa também vinha as "Companhias de Teatro", vinham da Itália, Áustria, Suiça, Alemanha. A coronelada não entendia uma vírgula do que era apresentado, nem a língua e nem o sentido cultural, pois essa turma era analfabeta; alguns sabiam lê e contar, contar só para roubar dos pobres seringueiros.
"As Folias de Dezembro" coariense repetiu tudo isso e muito mais. No auge do período da borracha Manaus ostentava o "Título da Paris dos Trópicos". Hoje, principalmente depois do último dezembro, esse "Título de Páris dos Trópicos" se encaixa muito bem para Coari... "Coari a Nova Paris dos Trópicos".
Viva o Látex... Viva o Gás e o Petróleo!
Obs.: Confira as diversas atividades do "dezembro coariense" em diversos e excelentes posts do Blog do Daniel!
Nenhum comentário:
Postar um comentário