Terminei de ler o Livro A Varanda do Frangipani do consagrado autor moçambicano, Mia Couto. É o segundo livro que leio deste fantástico escritor. Ele que tem se destacado nesses últimos tempos como aquele que sabe mostrar as raízes cultural da Africa, as mais tradicionais e o que está acontecendo com ela nesses novos tempos.
O centro da história é um assassinato num asilo. Para lá é enviado um detetive com a finalidade de descobrir o autor do crime, então a trama começa.
O enviado se vê complicado, pois não sabe quando os velhos, supostos e únicos testemunhas estão falando a verdade, mentindo ou misturando o presente com o passado, a realidade com a fantasia.
O que tem me agradado nesse escritor é que vai misturando temas da realidade do país como drogas, tráfico de armas, prostituição com as culturas tradicionais da África e tudo isso de forma encantadora. Está mostrando com a literatura como a cultura da velha África está sendo derrotada pelo capitalismo.
Um comentário:
A Varando do Frangipani é um dos livros de Mia Couto que está circulando no Mamãe África, grupo que se formou na comunidade Livroerrante, somente para autores da África Lusa. Olivro está agradando a todos como os demais do autor.
Postar um comentário