quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Carne Podre - A melhor carne de Coari

A carne de "gado" coariese é a pior do mundo. Explico-me. Para começo de conversa é bom saber que nem nós e nem todo o médio e alto solimões não tem rebanho suficiente para alimentar os habitantes dessa área.
Toda carne de gado consumida nessa região do médio e alto solimões vem do baixo Amazonas; dos município de Parintins, Maués, Nhamundá, entre outros, da região do sul do estado. Provalvelmente boa parte desse gado é provenitente do estado do Pará.
Para as terras do município de Coari, este pode ser um mal menor, uma vez que os criadores de gado da região não conseguem criar os animais sem devastar grande parte da floresta para transformar em pastos.

Digamos que o gado saia dos arredores de Belém, vá até a capital por motivos de acertos entre o dono e os compradores. Para se ter uma idéia os "barcos recreios", de Belém levam uma média de cinco dias para chegar em Manaus e mais um dia e meio para atracar no porto da terra do gás e do petróleo.

Numa balsa, transporte usado para transportar os animais, esse tempo dobra. Viajando de qualquer jeito, o gado sofre todo tipo de mal trato. Só tem o suficiente para chegar vivo no seu destino. É fome, é frio, é chuva, é sol e é porrada. Nessas condições ele chega em Coari muído.
Depois de longa viagem, chegará em algum curral nos arredores da cidade, um pouco perto dos abetouros. Os abetouros dessa rica terra estão localizados sobre as águas do Lago de Coari, onde serão jogadas todas as partes do boi que não servem para alimento do ser humano.
No dia do seu abatimento, o animal percorre do seguinte caminho até chegar ao mercado muncipal:
10h00 - É conduzido, rebocado por um rabeta das margens do lago até o abetdouro;
10h30 - Sofre a sangria;
11h15 - Começa a ser tratado;
15h30 - É conduzido para o mercado municpal;
06h00 - Do outro dia começa a ser vendido. A venda vai até o fim da manhã.
Portanto, quem compra carne de boi aí pelas dez da manhã, está comprando uma carne morta depois de 24 horas, tempo em que uma carne entra em decomposição. Mesmo quem compra mais cedo, geralmente não leva à panela antes das dez.
Isto significa que quem come carne de gado em Coari, está comendo carne podre.
O Diário Oficial do Estado do Amazonas já divulgou nota que o Município de Coari foi contemplado em 23 de outubro de 2006 com R$ 988.859,25 para a construção do Abatedouro Municipal de Coari.
Não sabemos para onde o dinheiro foi. Enquanto isso vamos continuar comendo carne podre!

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!