sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O nosso carnaval

Carnaval é diversidade. É cada um encontrar sua forma de viver esse tempo da melhor forma possível. Descobrir caminhos diante das opções, deixar livre para escolhas e dentro desse espaço, surge de modo espontâneo a arte própria, onde o brincante mostra disponibilidade para criar, seja individualmente ou seja no grupo que se encontra.
Manaus está trilhando este caminho, seu carnaval da diversidade vai começar a ganhar olhares de gente de fora, já ganhou das empresas de festas que a cada ano fatura mais e mais; e devagar vai ganhar do mundo do turismo, apesar de ser um lugar distante para este tipo de turista. Claro que tem que quebrar a hemegonia do Rio e agora de Salvador, de modo algum substituir esses lugares ou ainda outros do nordeste brasileiro, ser mais uma opção carnavalesca e isso é possível; diante de um Brasil tão cheio de ritmos.
A diversidade do carnaval de Manaus vai dos blocos as escolas de sambas, passando por bandas, carnaval de salão e de fantasias. Está para todos os gostos. O interessante é que todos estas opções estão crescendo na sua tradição e inovação, assim se faz carnaval. O Rio de Janeiro está lentamente definhando diante da opção de Salvador, que infelizmente optou por um tipo de carnaval, o dos trios-elétricos, que com o tempo vai perder turista, ninguém vai para coisas repetitivas.
Diante das opções tão diversificadas de carnaval, Manaus só tende a crescer. Saber investir sem dizer o que o povo tem que fazer, o modo que o povo tem que se divertir, como está fazendo Coari, tirando sua originalidade e dando de bandeja e com muito dinheiro seu carnaval; será o desafio de quem está à frente de um dos carnavais mais diversos do Brasil.

Nenhum comentário: