segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Reino do Gado

A ONG - Amigos da Terra, divulgou ontem seu relatório "O Reino do Gado", mostrando todo o estrago da criação de gados na Amazônia. Segundo a ONG A concetração cada vez maior do crescimento do rebanho na Amazônia fez com que a região bancasse um terço das exportações brasileiras de carne, assegurando a liderança mundial do país nesse mercado.
A expansão da pecuária de corte na região conta com duas inhas de financiamento operadas pelo Banco da amazônia, com juros subsidiados, entre 0,5% e 10% ao ano - os mais baratos do Brasil. De micro a grande, os pecuaristas do Pará receberam R$ 80 milhões em empréstimos em 2007.
Subisídios públicos estão na origem da pecuária na Amazônia. Sai muito mais barato desmatar do que investir na recupareção de pastos. Fonte - Folha de São Paulo - de ontem.
É bom lembrar de que quando estamos comento "carne de gado", estamos comentod literalmente a Amazônia. Aliás na lista dos novos milionários do Brasil, muitos deles tiram suas riquezas destruindo a Amaônia, criando gados. O que conta é o dinheiro, um dia vamos comer cédulas!

Nenhum comentário: