A Coari que vivemos hoje está marcada por um por um passado muito distante. De lá para cá só vem acumulando experiências. Na sua maioria são experiências que tirando o período da Província de Machiparo, sempre favoreceu a uma minoria. E esse tempo não está sendo diferente.
Segundo os estudiosos da nossa Amazônia, os primeiros habitantes dessa terra chegaram provavelemente entre 10 a 11 mil anos atrás. Viveram esse tempo todo por aqui até o século XVI de modo experimentativo, esses são ou eram os que chamamos de povos indígenas.
Nesse período construiram e solidificaram um vasto mundo de conhecimento sobre a região. Muito do mundo conhecido hoje, devemos a esse tempo. Infelizmente muita coisa foi destruído a base da fé e da porrada. Uma cultura, um mundo foi eliminado para o de hoje existir. Apesar de serem muitas as raízes desse mundo passado, não as aceitamos, são motivos de preconceito.
Quando os índios chegaram vindos da Ásia se encontravam no período das pedras, isso já faz um tempo. Sofreram nesse primeiro momento a adaptação, tudo era novo. Nesse novo foram construindo relações, principalmente com a natureza, visto que era dela que tinham que tirar seu sustento.
Devagar, num aprendizado que durou mais de dez mil anos, foram conhecendo a amazônia e seus segredos. O que comer e o seu modo de prepará-lo. Pense lá como se faz uma tapioquinha o açaí, pois é, levou tempo para tudo ser adaptado ou melhor, aprendido.
Esse quem sabe tenha sido o melhor tempo da atual Coari, quando nem éramos Provínica de Machiparo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário