quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

III Conferência Municipal de Meio Ambiente


Veja no post abaixo como anda a comunicação na terra do gás e do petróleo, ouvi por várias vezes ontem um carro de som que aos gritos convidava a população para participar da pré-conferência do meio ambiente. Tentando manter informado quem passa por aqui, escrevi como divulgaram, errado.
O que está acontecendo atualmente em Coari é a III Conferência Municipal de Meio Ambiente. Estive por lá na abertura, cheguei e a conferência já estava em andamento, um pouco para seu final. Ouvi um orador representando uma entidade, depois a palavra foi aberta a quem quisesse, ninguém quis falar, o pé coçou, mas, como tinha acabado de chegar, fiquei e esperei, nada. Depois veio o prefeito em exercício que fechou esse primeiro momento.
"Desmontada" a mesa das "autoridades", deu-se início a um segundo momento, com a palavra uma mulher de fora, parece que nunca tinha vindo aqui antes, e claro, não deu outra, uma ovação sem fim. Tanto essa jovem senhora, como o prefeito em exercício falaram do meio ambiente do mundo e do Brasil, menos do meios ambiente de Coari. Muitas palavras, poucas coisas ditas.
E assim vai ser amanhã. Dos poblemas ambientais urgentes que a terra do gás e do petréoleo precisa resolver, nada foi falado, do principal que é o saneamento básico, dando ênfase à água, menos ainda. haverá uma palestra sobre desmatamento, outro especialista que vai falar que o desmatamento este ano no Brasil bateu recorde, nada de Coari.
Uma palestra de tema interessante será sobre Sustentabilidade da Matriz energética do Amazonas. Espero que anunciem, mesmo que seja de brincadeirinha, qualquer mudança que venha melhorar o abastecimento energético dessa cidade. Desde que me entendo, e já fazem alguns anos, que falta energia quase todos os dias.
Na saída veio uma recepcionista me pedir para esperar que teria no final um coffe break. Pensei cá com os meus botões como estamos americanizados, antigamente todos ficavam felizes com uma meranda. Outros tempos, o que não mudam são as coisas do nosso meio ambiente que precisam ser mudadas!

Nenhum comentário: