terça-feira, 11 de março de 2008

Ainda sobre o Dia da Mulher - Coari, mostra tua cara!
Santa Efigênia com 83% de mulheres chefe de família
Um estudo feito pela acadêmica do curso de Serviço Social, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Urlândia Oliveira, revela que 83% das mulheres residentes no bairro de Santa Efigênia são responsáveis pelos seus domincílios, ou seja, são chefes de família.
Segundo a pesquisa, 50% dessas mulheres possuem apenas o Ensino Fundamental incompleto. 25% trabalham como garis e 25% trabalham como empregadas domésticas. "Através da pesquisa descobri que 88% das entrevistadas sustentam suas famílias desde a alimentação, vestuário, calçado, remédio até luz e gás", revela Urlândia.
De acordo com a acadêmica, das 40 mulheres entrevistadas na faixa etária de 31 a 40 anos, 38 são mães solteiras, uma é viúva e uma é separada. No geral, o estudo revelou que todas as mulheres mantêm suas famílias com apenas um salário mínimo.
----------------------------------------------------------------
Podemos ver no texto do "jornal do fuchico" (Em Tempo Coari), de sábado que as coisas andam feio para o lado das mulheres coarienses, o desafio de ser mãe solteira beira um número estratosférico, não é fácil para essas mulheres sustentarem suas proles com um salário mínimo.
Por outro lado, a ponta do iceberg que aparece, mostra o quanto são guerreiras essa mulheres coarienses, mulheres de Atenas, cantaria Chico Buarque se aqui viesse. Sem perder o charme, a beleza e a maquiagem, tocam a vida para frente.
-----------------------------------------------------------------
O mais positivo de tudo isso é ver o resultado do mundo acadêmico ser expresso num jornal que esconde, maquia a realidade, as vezes eles dormem e o sol da liberdade faz furos, deixam passam pequenos raios como se fossem alumínio furado.
O resultado da pesquisa feita para um trabalho acadêmico mostra que muitas coisas podemos aprender com a pesquisa, com estudo feito de modo sério e ao mesmo tempo sem rancor ou intrigas politiqueiras, partidárias.
É isso que esperamos da nossa Universidade!

Nenhum comentário: