terça-feira, 11 de março de 2008

Curral Eleitoral - Lauro Sodré
A Vila Lauro Sodré, abriga atualmente o maior núcleo de desenvolvimento no baixo Solimões. Nome herdado de um antigo navio movido a vapor, a comunidade Lauro Sodré anteriormente era apenas um porto de lenha onde a embarcação ppara periodicamente para reabastecer do indispensável combustível vegetal. "Era basicamente um barracão onde se guardava a lenha e peixe salgado".
Hoje por lá convivem cerca de 150 famílias, o que representa uma população aproximadamente de mil pessoas. Por poder ser considerada uma "metrópole" entre as demais comunidades daquela região, as outras comunidades atuam obedecendo uma relação de muita reciprocidade.
A Vila Lauro Sodré está localizada na área do baixo Solimões do Município de Coari; são cerca de 36 comunidades nesta região. As comunidades aí situadas estão "recebendo" diversas obras, entre elas: escolas em alvenaria e em madeiras, centros sociais, rede de inclusão digital, Unidades Básicas de Saúde, quilômetros de calçamento, rede de abastecimento de água e energia elétrica.
Sendo Lauro Sodré a maior comunidade, isto é, tem boa quantidade de votos, em breve será inaugurado por lá um ginásio coberto e uma feira comunitári. E claro, a Igreja de Santo Antônio, e pode crê será uma grande festa a inauguração de tudo isso. Não sei se alguém lembra, ano passado foi por lá Berg Guerra por ocasião da Festa de Santo Antônio. Vai ser a mais beneficiada das 36 comunidades da área.
Quase todo esse texto pesquei no jornal do Fuchico (Em Tempo Coari) de sábado 01/03/2008.
A matéria do jornal deixa claro que os votos das comunidades do baixo Solimões do município de Coari, principalmente de Lauro Sodré são do vereadro Adão Martins, que para essa empleitada está recebendo total apoio do chefe do executivo. Claro também está que esse tipo de obras só vai onerar mais e mais o município. São obras pensando num desenvolvimento totalmente diferente do que a comunidade poderia receber para crescer e se destacar; não estou dizendo que elas não são importantes, mas de maneira alguma deveriam mostrar que a comunidade está desenvolvida por causa delas.
A Comunidade do Lauro Sodré tem uma linda história que remonta mais de mil anos. Toda ela está enterrada, um solo de grandes riquezas etnológica, arqueológica e antropológica. Riqueza jogada fora pelo tipo de obras construídas atualmente na Vila, jogada fora, ignorância quase total de quem constrói e de quem mandar construir.
Outra riqueza que está sendo destruída na comunidade é sua riqueza cultural, todo processo de progresso somente visando os votos pelo grande Cacique e Vereador Adão Martins, ignorante de berço está simplesmente destruindo a cultura do local. Será um longo aprendizado, até porque esse estilo de desenvolvimento "parece" que encanta...
Vamos esperar para vê. Enquanto isso o tempo das eleições se aproxima!

Nenhum comentário: